Poder e Cotidiano em Sergipe
Iran Barbosa destaca importância da vacina para jornalistas 11 de Junho 11H:28
PODER | Por Max Augusto

Iran Barbosa destaca importância da vacina para jornalistas

O deputado Iran Barbosa (PT) usou sua fala, nesta quinta-feira, 10, para destacar a importância da imunização dos jornalistas contra a covid-19. O assunto foi tema de mobilização realizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindjor), nesta quarta-feira, 09, através das redes sociais.

Intitulado Dia Nacional de Luta, o Sindjor publicou dados relacionados à categoria. No último dia 28 de maio, 23 profissionais que atuaram na cobertura do incêndio no Hospital Nestor Piva testaram positivo para a doença.

“Nós supomos pelo que conhecemos que esse número pode ser maior em função daqueles que foram assintomáticos. Isso acende uma luz de alerta, é necessário de fato termos um olhar para estes profissionais que continuam nos mais variados lugares, inclusive nestes lugares que ocorre o tratamento para pessoas com covid”, afirmou o parlamentar.

Os infectados são jornalistas que atuam como repórteres e também como assessores de imprensa de empresas públicas e privadas. O deputado também chamou a atenção para os números de casos e mortes de pessoas da categoria.

Em Sergipe, existe mais de dois mil jornalistas, desses 1400 estão desempenhando suas atividades diretamente, com 350 em atividades exteriores. Testaram positivo um total de 240 profissionais e cinco morreram em decorrência de infecção pelo novo coronavírus.

Ele ainda salientou que o Governo Federal sancionou o Decreto 10.288/2020, que reconhece como essenciais as atividades da imprensa. Desta forma, Iran Barbosa acredita que os jornalistas têm direito à vacinação.

As declarações ocorreram na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Mobilização dos aposentados

O parlamentar também falou sobre uma mobilização realizada em frente ao Palácio dos Despachos, em Aracaju. Os aposentados pediram a revogação do desconto de 14% sobre o que excede o salário mínimo em seus proventos.

Iran Barbosa disse que este desconto deve ser feito apenas sobre o que excede o teto do regime geral de previdência, que é cinco vezes maior que o salário mínimo. “Essa mobilização é fruto de uma luta que iniciamos aqui para que essa medida não fosse aprovada, ela precisa ser repensada. Os aposentados foram vitimados de uma forma muito dura”.

Uma audiência entre o sindicato e o governo do estado deverá ser marcada para discutir o assunto.

Foto: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.