Poder e Cotidiano em Sergipe
Iran Barbosa apresenta projeto que declara a Comunidade Maloca como Patrimônio Cultural 19 de Novembro 20H:17

Iran Barbosa apresenta projeto que declara a Comunidade Maloca como Patrimônio Cultural

No dia que antecede o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o vereador Iran Barbosa apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei 215/2015, que declara a Comunidade Quilombola Maloca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade de Aracaju.


O parlamentar pediu o apoio dos demais parlamentares para que o PL seja aprovado durante o mês da Consciência Negra.
 

Iran Barbosa lembrou que a Comunidade Maloca está  localizada em Aracaju, no bairro Getúlio Vargas, e que ela foi reconhecida, em 2007, pela Fundação Cultural Palmares, como o primeiro quilombo urbano de Sergipe e o segundo do Brasil.


Dessa forma, para o parlamentar, é importante a valorização daquela Comunidade, visto que tem um histórico fundado na tradição e na identidade cultural e social dos quilombolas de Aracaju.
 

“A Comunidade Maloca requer todo o valor cultural que lhe é inerente porque é depositária de história, tradições e cultura de remanescentes de quilombos”, afirmou Iran .
 

Segundo Luiz Bomfim, diretor executivo da Criliber, entidade militante da Comunidade Quilombola Maloca, o Projeto de Lei do vereador Iran Barbosa traz o reconhecimento para os que fizeram a história da Comunidade.
 

"É um projeto que reafirma todo o processo histórico de luta e resistência dos nossos antepassados, fortalecendo e valorizando a raiz quilombola”, salientou Bomfim, ao destacar que será um fato inédito, que permitirá o desenvolvimento e a sustentabilidade da população quilombola.
 
Para o professor de sociologia, Arivaldo Montalvão, no Brasil, só após o século XX começou a existir, de fato, uma política de Estado que favorecesse a integração do negro na sociedade de classes, com a criação de políticas afirmativas, a exemplo da política de cotas de acesso às universidade públicas.
 

“Diante da história brasileira, o projeto do vereador Iran Barbosa, que reconhece o valor da população negra na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país, deve ser valorizado e evidenciado, já que essa população que contribuiu de maneira efetiva na formação cultural da nossa sociedade”, afirmou o professor.
 

Iran Barbosa frisou, ainda, que o patrimônio imaterial é transmitido de geração em geração, fortalecendo os laços históricos entre os quilombolas.
 

“Essa declaração permitirá à Comunidade Maloca que consolide os importantes elementos de sua identidade. Em decorrência de todo o valor cultural que possui essa Comunidade Quilombola, peço a apreciação e aprovação desse Projeto de Lei em tempo hábil, se possível, ainda dentro do mês da Consciência Negra”, finalizou Iran Barbosa.


Fonte: Assessoria do Parlamentar
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.