Poder e Cotidiano em Sergipe
Instrutor do Senac/SE participa de Roda de Conversa sobre turismo gastronômico 29 de Novembro 18H:20
COTIDIANO | Por Max Augusto

Instrutor do Senac/SE participa de Roda de Conversa sobre turismo gastronômico

Durante o evento o Senac Sergipe apresentou novidades para o segmento com novos modelos de cursos na área de gastronomia

‘Empreendedorismo e Gastronomia Cultural’ foi o tema da Roda de Conversa, na sexta-feira, 25, durante o I Seminário para multiplicadores do Programa Nacional do Turismo Gastronômico, realizado pelo Governo do Estado, no Museu da Gente Sergipana, e contou com o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe.

A Roda de Conversa teve como mediador o professor da Universidade Federal de Sergipe (USF), Joab Almeida, contou com a participação do instrutor e gerente do Restaurante Senac Bistrô Cacique Chá, Alberto Correia; do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), Bruno Dórea; da representante do Sebrae/SE, Bianca Farias e do diretor da Growth Toca/BA, Rafael Brasileiro.

Na abertura dos debates, o presidente da Abrasel em Sergipe relatou os problemas enfrentados pela categoria.

“Hoje temos o maior ICMS do Nordeste, e não é porque o governo não quer ajudar, mas talvez falte um planejamento que agregue todos nós e assim possamos apresentar um plano de ação que seja viável para as partes envolvidas”, falou Bruno Dórea.

Com forte atuação na educação profissionalizante e atento às demandas do mercado de trabalho, o Senac Sergipe apresentou novidades para o segmento com novos modelos de cursos na área de gastronomia.

“O empreendedorismo sergipano voltado para o setor gastronômico, sofreu uma alteração depois da pandemia. Então, o empreendedor necessita de cursos mais rápidos. O Senac vai manter a tradicionalidade dos cursos técnicos, de formação, mas passa a ofertar cursos mais direcionados para atender de forma rápida e personalizada o empreendedor que necessita de várias especializações do mercado gastronômico. Intenção é suprir essa lacuna, esse imediatismo do microempreendedor, já a partir do próximo ano”, destacou Alberto Correia, enfatizando que o Restaurante Senac Bistrô Cacique Chá.

A valorização dos produtos sergipanos foi relatada por Bianca Farias, que reforçou a necessidade de um trabalho em conjunto e inclusivo.

“Estamos trabalhando para valorizar os insumos do Estado, a exemplo de Timóteo, que traz nos pratos que produz os insumos da vegetação da caatinga. E estamos trabalhando 10 roteiros inovadores que traz a gastronomia como diferencial para atrair os turistas. Entendemos que o turismo só se desenvolve se tivermos uma cadeia produtiva unida. E é isso que estamos fazendo no circuito do umbuzeiro onde começamos dando autonomia aos empreendimentos, para que se sentissem incluídos no circuito e hoje eles conseguem trabalhar independente do poder público, que entra apenas como parceiro”

Complementando a roda de conversa, Rafael Brasileiro falou sobre a plataforma da Growth Toca, que visa fortalecer o relacionamento entre indústria e a comunidade sobre a qual tem interesse.

“É uma plataforma de iniciativa de responsabilidade socioambiental. Então, basicamente fazemos é tocar programas de responsabilidade socioambiental corporativa em território interesse, para indústrias dos mais variados segmentos. Temos clientes que são produtores de celulose, tem parte de petróleo, tem também a indústria de saneamento quando vamos mais para o meio urbano. Mas é basicamente esse olhar do mundo corporativo em investir em projetos e programas continuados, que são estruturantes de fato para as comunidades onde existem investimentos. Em algumas localidades estamos atuando há cinco anos trabalhando desde a mobilização mínima até organização de cooperativas, associações, e que vimos a transformação através dos cursos profissionalizantes do que a gente consegue também levar enquanto conhecimento”, explicou.

Seminário


Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, juntamente com o Sebrae/SE e Ministério do Turismo, o I Seminário para multiplicadores do Programa Nacional do Turismo Gastronômico reuniu durante os dias 24 e 25, pessoas ligadas ao setor turístico, para debater sobre cultura, patrimônio, gastronomia sustentável, empreendedorismo e gastronomia regional. O evento aconteceu no Museu da Gente Sergipana, onde foi realizada ainda a Feira de artesanato e da economia criativa.

O seminário contou com a participação da técnica em gastronomia, Marta Moreira Aguiar, do instrutor do curso de Guia de Turismo, Paulo César; do líder de processo de moda, Altair Santo, e do Gerente Núcleo de Novos Mercados e inovação, Marco Gonçalves, que integram a equipe do Senac/SE.

Os debates aconteceram na tarde da manhã e o período da tarde foi reservado para visitas em Aracaju e em São Cristóvão.

 

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.