Poder e Cotidiano em Sergipe
Instrutor do Senac percorre 36 km para dar aula em comunidade indígena 30 de Agosto 10H:18
COTIDIANO

Instrutor do Senac percorre 36 km para dar aula em comunidade indígena

Presidente e diretor estiveram na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, e conheceram a história de um instrutor que não mede distância para compartilhar conhecimento

 

De segunda a sexta, o jovem estudante de direito Ramon Cruz percorre cerca de 36 km, da casa em Pão de Açúcar, município de Alagoas, para a comunidade Xokó em Porto da Folha, Sergipe. Boa parte do caminho é por estradas de barro.

comunidadePara o instrutor de informática contratado pelo Senac Sergipe, a rotina é corrida, pois pela manhã Ramon está concluindo o estágio curricular para graduação. De lá, por volta das 12h30, segue para a aldeia Xokó, onde ministra aulas nos turnos tarde e noite.

“Saio da aldeia geralmente às 22h30 e chego em casa por volta de meia noite. Muita gente pergunta por que faço isso, se não é puxado. Quando recebi o convite, não hesitei em aceitar por ser Senac e por poder trazer conhecimento para os indígenas. Venho com prazer, pois sou da aldeia, sai quando tinha três anos de idade e vir aqui dar aula é colaborar com a tribo da qual faço parte, apesar de morar em outro lugar atualmente. Agradeço muito ver o empenho dos alunos”, declarou o instrutor, contratado, por meio da unidade do Senac de Nossa Senhora da Glória.

A história de Ramon é inspiradora e reconhecida por alunos, que agradecem a oportunidade de estudar na própria comunidade.

“Sou da comunidade Xokó e está sendo uma maravilha fazer o curso de informática básica, ofertado pelo Senac, aqui mesmo, tendo Ramon como instrutor. É um orgulho muito grande, porque antes tínhamos uma dificuldade enorme, pois tínhamos que sair daqui da aldeia para ir para a cidade fazer um curso. Saíamos daqui de barco, 16h, para Pão de Açúcar, e quando chegávamos já era meia noite, com fome e sono. E hoje temos o curso dentro de casa”, declarou Marta Apolônio.

comunidadeAcompanhados pelo gerente da unidade do Senac de Nossa Senhora da Glória, Edilson Santos, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcos Andrade, e o diretor Regional do Senac, Nilson Lima, foram visitar a aldeia e conversar com o instrutor e alunos. Eles foram recebidos pelo cacique Bá Xokó e a esposa, Daniely Silva dos Santos Lima.

“Quero agradecer, em nome de toda a aldeia, por estar realizando este curso aqui dentro na nossa comunidade. Está sendo de muita valia para a nossa nação indígena. O curso de informática foi um pedido dos índios, para poder fazer concurso. E acredito que este será a porta para muitos outros, para preparar os índios e as índias para a modernidade e para o trabalho”, destacou Bá Xokó.

“Podem contar sempre com o Sistema Comércio, para realizarmos mais ações, qualificar esses jovens indígenas. Queremos que essa turma finalize o curso com orgulho, lembrando sempre do Senac. É nossa obrigação, fazer mais e melhor por todos os sergipanos, principalmente para os que residem nos locais mais distantes. A meta da nossa gestão é interiorizar as nossas ações”, enfatizou Marcos Andrade.

O diretor Regional do Senac destacou que o curso gratuito ofertado na aldeia, segue o padrão nacional do Senac.

“Vocês estão fazendo um curso de informática com um padrão de qualidade dos maiores centros do país. Esse é o trabalho que nós do Senac levamos às comunidades. É gratificante poder ver de perto, o quanto uma qualificação prepara indígenas, na aldeia mesmo, para disputar mercado ou até mesmo montar seu negócio próprio. O mundo não tem fronteira para quem estuda e se qualifica. Mais cursos serão ofertados aqui”, informou.

Comunidade

Após conversar com os alunos, a comitiva do Sistema Comércio foi levada por crianças e adultos, ao som de ritos indígenas, para a igreja da aldeia, onde estava sendo realizado o Encontro de Mulheres Indígenas de Alagoas e Sergipe. No local, acompanharam a apresentação do Toré, ritual tradicional das comunidades indígenas do Brasil.

Fonte: Senac SE

Foto: Senac SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.