Poder e Cotidiano em Sergipe
Iniciado o proceso de matrículas para alunos da rede estadual de ensino 27 de Janeiro 1H:57

Iniciado o proceso de matrículas para alunos da rede estadual de ensino

Os alunos de outras redes de ensino que querem ingressar na rede estadual já podem se matricular. De acordo com o calendário oficial de matrículas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o período foi iniciado nesta segunda-feira, 26, e seguirá até a sexta-feira, 30. A Seed ressalta que, apesar desse calendário, muitas unidades de ensino concluíram o ano letivo de 2014 em períodos diversos, e por tanto, algumas delas não seguem o calendário oficial.
 
A procura pelas matrículas está ocorrendo de forma bastante tranqüila nas escolas da rede estadual de ensino. Na Escola Estadual 24 de Outubro, no bairro 18 do Forte, alguns pais de alunos já esperavam pela abertura dos portões desde a madrugada. Para melhor atende-los, a equipe diretiva colocou os pais de alunos no interior do colégio, colocando à disposição deles abrigo, banheiro e água.
 

O diretor Jerônimo de Andrade Leite destacou o esquema realizado para facilitar a realização das matrículas. "Nós fizemos um esquema bem interessante. Hoje só estamos matriculando os alunos para o 6º ano, mas todos estão pegando suas senhas com data e hora marcada para evitar que fiquem aqui perdendo tempo, faltando ao trabalho. Eles terão agendadas as suas matrículas a partir do 7º ano. Isso foi ótimo porque todo o processo está sendo bastante tranqüilo e sem tumulto", explicou.
 

A Escola Estadual 24 de Outubro atende a aproximadamente 1.300 alunos e estão sendo ofertadas vagas para todas as séries, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e supletivo. O diretor ressaltou ainda que as pessoas que não conseguirem vagas serão encaminharemos para outras instituições de ensino próximas que oferecem as mesmas séries.
 

Tranqüilidade
Os pais de alunos que estiveram presentes nesta segunda-feira na Escola 24 de Outubro afirmaram ter gostado do esquema adotado para as matrículas. Foi o caso de Rosileide Pereira de Souza Santos, que foi matricular seu filho para o 6º ano. "Para mim foi bem tranqüilo. Meu esposo chegou bem cedo e ficou esperando as matrículas se iniciarem dentro da escola. Foi muito bem organizado, sem tumulto, sem problema nenhum", declarou.
 

Já Maria Claudice Ramos Barreto foi matricular sua filha também no 6º ano e elogiou bastante o processo de matrícula. "Eu achei bem organizado o procedimento adotado aqui pela escola, que colocou a distribuição de senhas. Achei que ficou realmente muito bem organizado. Para mim está muito tranqüilo", afirmou.
 

Matrículas
A matrícula confirmada, destinada ao aluno que deseja permanecer no estabelecimento de ensino em que estudou em 2014, foi realizada entre os dias 12 e 16 de janeiro. Já a matrícula de egressos, destinada ao aluno que estudou em uma unidade de ensino da rede pública estadual e quer solicitar transferência para outra escola da rede, aconteceu no período de 19 a 23.
 

No que se refere à matrícula de candidatos à rede, destinada ao aluno que pretende ingressar na rede estadual de ensino, o período é de 26 a 30 de janeiro.
 

Para realizar a matrícula o candidato deve estar munido da transferência/histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias; registro civil ou cédula de identidade, CPF, se tratando de matrícula no ensino médio; e fotografia 3X4 na quantidade definida pela escola. Pode fazer a matrícula o próprio aluno, caso seja de maior, ou seu responsável legal.
 

Site
O ano letivo de 2015, independentemente do ano civil, terá obrigatoriamente, 200 dias letivos, com carga horária mínima anual de 800 horas de efetivo trabalho escolar. Mais informações, os pais de alunos devem acessar o site www.seed.se.gov.br e obter inclusive a relação de todas as escolas da rede. São 358 em todo o Estado. 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.