Poder e Cotidiano em Sergipe
Idec pede fim de multa para cancelar plano de saúde 12 de Maio 11H:30

Idec pede fim de multa para cancelar plano de saúde

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou hoje carta à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pedindo a anulação do artigo 20 vigente na Resolução Normativa (RN) 412/2016.

 

Em vigor desde o dia 10, a nova norma sobre cancelamento de planos de saúde autoriza que os planos individuais cobrem multa a consumidores que cancelem o contrato antes de 12 meses de vigência.



No documento encaminhado à ANS, o Idec reforçou que a imposição de multa é ilegal e fere o direito de livre escolha previsto no artigo 6º, II, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

Além disso, aponta que nos contratos de planos de saúde, a relação é contínua e, por isso mesmo, sem limite de tempo.



A advogada e pesquisadora do Idec, Ana Carolina Navarrete, explica ainda que a medida é abusiva. “Fixar um prazo mínimo só gera benefícios para as operadoras dos planos. Além disso, o consumidor tem o direito de cancelar livremente o serviço caso não tenha mais condições de efetuar os pagamentos”.



Desde 2009, existe a possibilidade de fidelização em contratos de planos de saúde coletivos (art. 17 da RN 195/2009), mas a permissão foi derrubada pela Justiça, conforme decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A ANS recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas os recursos ainda estão pendentes de apreciação.

 



Para o Idec, retomar a mesma regra já declarada nula, dessa vez para os contratos individuais, demonstra desobediência e descaso da agência em relação ao Judiciário, ao CDC e aos consumidores. “Mais uma vez, a ANS contempla única e exclusivamente os interesses das empresas de planos de saúde”, finaliza Navarrete.

 

Idec

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.