Poder e Cotidiano em Sergipe
Hospital de Urgência recebe nova unidade de Radioterapia 6 de Abril 7H:03
PODER

Hospital de Urgência recebe nova unidade de Radioterapia

O governador Jackson Barreto entregou a nova unidade de Radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Com a inauguração do bunker e do novo Acelerador Linear, a capacidade de atendimento será duplicada na unidade.

Além disso, também foi inaugurado o novo Centro de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital de Urgência.

“De todas as obras que estou inaugurando no estado, nenhuma toca mais meu coração e consciência do que esta. Com dois aparelhos servindo diariamente a população, a gente duplica a capacidade de atendimento. Sempre trabalhei para construção e entrega dessa nova unidade de radioterapia. Estou muito feliz”, declarou o governador.

Principal porta de entrada da saúde pública do estado, o Huse recebe pacientes de todo o território sergipano e de estados vizinhos e presta atendimentos de baixa, média e alta complexidade.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, com o novo acelerador, a capacidade de atendimentos realizados no hospital passará de 70 para cerca de 140 por dia, além de diminuir o tempo de tratamento de cada paciente.

"Hoje, são aproximadamente 275 pacientes aguardando para sessão de radioterapia, mas com a nova unidade serão cerca de 140 sessões diárias e nós estaremos, com fé em Deus, zerando essa fila”, disse Almeida.

Bunker e acelerador
A construção da obra física (bunker), necessária para que o novo acelerador funcione foi concluída no fim de 2017, o investimento na construção foi de mais de R$ 2 milhões (recursos do Ministério da Saúde).

O bunker é a sala onde se instalou o segundo acelerador linear para o tratamento de Radioterapia do Huse.

O acelerador foi adquirido pelo Ministério da Saúde e integra o Plano de Expansão do Ministério, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nefrologia
A implantação do novo Centro de Nefrologia e Hemodiálise é resultado da transferência dos setores para o Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, que abriu espaço para a implantação de novos leitos no Centro de Nefrologia.

São 16 pontos (leitos) de hemodiálise e 32 leitos de internamento. Uma vez que antes eram 8 pontos de hemodiálise, abriram-se então 40 novos leitos no Huse.

O novo centro recebeu novas máquinas e os antigos leitos foram deslocados para as novas instalações, mais amplas e mais modernas e tecnologicamente avançadas.

Já os 32 novos leitos de internamento vão atender a pacientes em situação de urgência, o Huse recebe diariamente cerca de 30 pacientes. O novo espaço obedece a todos os padrões estabelecidos pela Norma RDC 154, que rege o serviço de hemodiálise.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Marcelle Cristinne/Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.