Poder e Cotidiano em Sergipe
Grupo cria uma Wikipédia com temas sobre Sergipe 17 de Março 6H:15
COTIDIANO

Grupo cria uma Wikipédia com temas sobre Sergipe

Um grupo de professores, pesquisadores e profissionais de áreas diversas lança nesta quinta-feira, 17, o projeto Wikipédia Sergipe. Trata-se de um portal exclusivamente voltado para assuntos do estado e terá como verbetes a história, a geografia, a economia, a literatura e as artes em geral, além dos personagens e personalidades protagonistas da construção social local.

 

A Wiki Sergipe, cujo endereço eletrônico é wiki-se.com.br, já nasce com 100 verbetes qualificados, que compõem a obra “Lugares, paisagens e outras coisas de Sergipe”, lançada em forma de livro organizado pelos professores Vivian Cruz Monteiro e Dilton Maynard em 2021.

“Da experiência com o projeto veio a ideia de desenvolver um ambiente eletrônico que abrigasse os verbetes iniciais, mas que também pudesse receber novos textos, sempre mantendo o cuidado com a qualidade da informação obtida”, explica Dilton Maynard, coordenador da Wiki Sergipe.

“Personagens diversificados, da política, da cultura, da vida policial, do comércio e da saúde serão apresentados. Desse modo, a enciclopédia eletrônica funcionará como uma ferramenta para um público diverso, que incluirá o professor, o aluno, mas também o turista e o jornalista entre os seus leitores”, acrescenta.

Segundo ele, um Conselho Consultivo, formado por especialistas em diversas áreas do conhecimento, avaliará as contribuições que forem recebidas. A ideia é que o processo entre o recebimento de novos textos, a sua avaliação, revisão, edição e publicação leve um máximo de 45 dias.

Conselho Curador
Integram o Conselho Curador da Wiki Sergipe:
- Dilton Maynard (doutor em História, professor do Departamento de História e atualmente pró-reitor de Graduação da UFS);
- Andreza Maynard (doutora em História, professora do Colégio de Aplicação da UFS);
- Anita Lucchesi (doutora em História Digital e História Pública pela Universidade de Luxemburgo);
- Cristina Valença (doutora em Educação, professora de Museologia da UFS);
- Francisco Diemerson (doutor em História, membro do Conselho Estadual de Cultura e da Academia de Letras de Aracaju);
- Jorge Carvalho do Nascimento (professor aposentado da UFS, doutor em História e Filosofia da Educação, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação, foi secretário de Estado da Educação);
- Marcos Cardoso (jornalista com especialização em Ciências Sociais, é diretor da Rádio e TV UFS, foi diretor de Redação do Jornal da Cidade, secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju e diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe);
- Vivian Cruz Monteiro (professora da Secretaria de Estado da Educação com especialização em Gestão Ambiental);

O que é wiki?
A própria Wikipédia define o termo assim: “Um wiki ([?wiki]) é uma linguagem de marcação utilizada em website que contém hipertexto e hiperligações, para uso com software wiki, no qual utilizadores modificam colaborativamente o conteúdo e a estrutura diretamente usando um navegador web, editado com a ajuda de um editor de texto enriquecido.”
A Wiki Sergipe se diferencia da Wikipédia por ter uma coordenação e um Conselho Curador definidos, que avaliarão o conteúdo publicado. Em geral, o software wiki é um tipo de sistema de gestão de conteúdo que diverge da maioria dos outros sistemas, inclusive software de blog, exatamente pelo conteúdo ser criado sem qualquer dono ou líder definido.

Foto: Adilson Andrade/AscomUFS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.