Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo vai assumir o contrato de gestão da Clínica São Marcello 27 de Março 11H:11
PODER

Governo vai assumir o contrato de gestão da Clínica São Marcello

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai assumir o contrato de gestão da Clínica São Marcello e assim administrar 80 leitos de urgência psiquiátrica que passarão a ser regulados pelo Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe.

O contrato era gerido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e sua transferência foi aprovada na última sexta-feira pelo Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), que é o espaço de pactuação para as questões da saúde pública de Sergipe.

“Pactuamos a mudança de gestão, procedimento que antecede a transferência do contrato. Com isso, assim que esteja finalizado o vínculo com a Prefeitura de Aracaju nós assumiremos a gestão dos leitos”, reforçou o diretor João Lima Júnior.

De acordo com João Lima Júnior, a SES irá promover uma mudança total no projeto básico da relação contratual, respeitando a questão do apoio e das inserções dos diversos pontos da área de Atenção Psicossocial, a exemplo dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e não apenas com o olhar da urgência.

A Secretária Municipal de Saúde, Vaneska Barboza, presente na reunião do CIE, informou que a iniciativa da transferência de gestão do contrato com a Clínica São Marcello foi do município de Aracaju.

“A última reunião que nós tivemos aqui para conversar com o secretário Almeida Lima, trouxemos a problemática da São Marcelo, que hoje atende, em sua maioria, às necessidades dos municípios. Aracaju, por ter uma rede substitutiva eficiente, precisa de apenas 20% desses leitos”, disse a secretária.

Ela enfatizou que o recurso para manter o contrato com a São Marcello vinha sendo descontado da parte do financiamento municipal de Aracaju.

“Então, viemos tratar com o secretário para, com ele, equalizarmos esta situação. De pronto ele aceitou nossa proposta de transferência da gestão desse contrato para o Estado e nós estamos nas tratativas para que o contrato seja viabilizado e a SES possa ofertar para todo o Estado os leitos psiquiátricos, de acordo com os perfis dos pacientes que tenham necessidade”, informou Vaneska Barbosa.

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, disse que aceitou a proposta do município de Aracaju por entender que o Estado tem as condições de oferecer um serviço de urgência psiquiátrica de qualidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

“A secretária Vaneska Barbosa nos trouxe a dificuldade de o município de Aracaju continuar mantendo o contrato de gestão com a Clínica São Marcello e nos propôs assumi-lo. Nós aceitamos mais este desafio, assim como fizemos com o contrato com o Hospital de Cirurgia”, disse Almeida Lima.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Ascom/SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.