Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo realiza reunião para apresentar estudo de viabilidade da nova ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros 23 de Novembro 11H:44
COTIDIANO

Governo realiza reunião para apresentar estudo de viabilidade da nova ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros

Apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental foi feita com o consórcio responsável

O Governo de Sergipe realizou uma reunião nesta sexta-feira, 22, com representantes do consórcio responsável pelos estudos para implantação da segunda ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros. No encontro, que ocorreu no Palácio Museu Olímpio Campos e contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, foi apresentado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) pelo consórcio formado pelas empresas MPB Saneamento LTDA, Única Consultores de Engenharia Ltda e Beck de Souza Engenharia LTDA.

Esta é a primeira etapa do processo visando a implantação da nova ponte. Após este estudo, serão entregues o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e a elaboração do anteprojeto da ponte. A conclusão do EVTEA deve ser consolidada em dezembro, e consiste no conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefícios sociais e econômicos decorrentes, com a identificação dos impactos ambientais.

O governador Fábio Mitidieri elogiou o projeto e reforçou sua importância e retorno à sociedade. “Em dezembro a gente deve começar efetivamente a primeira etapa, porque a Adema já nos deu sinal. Desde a construção da primeira ponte nós não temos um empreendimento tão grande, e vai mudar a cara da cidade. É muito relevante para o trânsito e a economia, sendo a primeira de outras obras que queremos fazer, e dará um ar de desenvolvimento a Aracaju”, pontuou o governador.

Com base no estudo, a avaliação apurou que os benefícios estimados superam os custos com os projetos e execução da obra prevista. O valor total da nova ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros estaria estimado em R$ 469.322.145,62, e o projeto apresentou viabilidade plena com taxa interna de retorno de 10,5%, e com 7,5% na condição de sensibilidade. “Ainda com possíveis aditivos, a relação de benefício é maior que o custo. Ou seja: mesmo na pior condição, a obra se mostra atrativa e com viabilidade plena", avaliou Manolo Caramez, membro do Consórcio MPB-Única-Beck e que fez a apresentação.

Na oportunidade, Manolo explanou os trabalhos realizados, tendo como ênfase a apresentação do processo avaliativo baseado nos produtos que integram o estudo, com a análise das alternativas locacionais, traçado definitivo, estudo de tráfego, estimativa de custos, avaliação econômica e cronograma. Assim, o Governo do Estado pôde conhecer e se manifestar acerca do estudo.

Reunião

Participaram da reunião os secretários de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo; de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas; e da Fazenda (Sefaz), Sarah Andreozzi. Também representaram o governo a secretária-executiva da Sedurbi, Ana Cristina Prado; a diretora-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Ingrid Feitosa; a chefe de Gabinete do governador, Jacqueline Caldeira; e o presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade.

“O Grupo de Trabalho já foi informado e está acompanhando o desenvolvimento dos estudos. Hoje, eles foram trazidos de forma resumida. A parte mais importante é justamente a viabilidade econômica, e, mesmo com possíveis intercorrências, o estudo direciona o custo-benefício positivo. O documento está praticamente aprovado, e isso nos dá a possibilidade de seguir com o projeto", avaliou o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas.

Além deles, membros do Grupo de Trabalho acompanharam a elaboração: Émile Cartaxo, Joana Cândida e José Henrique, da Sedurbi; Antonelle Morais e Marília Chaves, da Adema; o secretário-executivo da Fazenda, Laércio Marques; o subsecretário de Integridade Pública, Mário Nogueira; Manoel Luiz, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec); Bruno Sad, da Desenvolve-SE; e Tito Felipe, do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER-SE). Já o Consórcio MPB-Única-Beck foi representado por Manolo Caramez, Ademir Monteiro e Bertoldo Silva Costa.

Contrato

O consórcio MPB-Única-Beck está previsto no contrato nº 08/2024, com um investimento de R$ 8.509.321,57. O prazo de execução é de 420 dias, com a ordem de serviço nº 18/2024, tendo a data inicial em 9 de abril de 2024 e a data final em 2 de junho de 2025.

Ainda de acordo com Manolo Caramez, já neste mês de novembro as equipes iniciam os trabalhos de análise de topografia do local, visando realizar todo o processo com celeridade para viabilizar o cronograma planejado.

Fonte: Agência sergipe de Notícias

Foto: Athur Soares

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.