Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo fecha o ano com atração de 30 novas indústrias para Sergipe 23 de Dezembro 6H:47

Governo fecha o ano com atração de 30 novas indústrias para Sergipe

O ano de 2015 foi bastante positivo para o setor industrial de Sergipe. Com apoio do Governo do Estado, 30 novas indústrias tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) para receberem incentivos fiscais ou locacionais e se instalarem por aqui.


Os benefícios previstos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) aos novos empreendimentos industriais vão proporcionar a geração de 960 empregos diretos, quando todos estiverem implantados e em funcionamento.


As empresas aprovadas em 2015 deverão se instalar na capital e interior de Sergipe, para fabricação de fios, cabos e condutores elétricos; esquadrias; fabricação de coco ralado, óleo e leite de coco; cimento;  estruturas pré-moldadas de concreto armado, entre outros artigos. 

Os novos empreendimentos serão implantados em Aracaju e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância, Itabaiana, Aquidabã, Simão Dias, Santo Amaro das Brotas e Nossa Senhora da Glória, com previsão de investirem mais de R$ 1,3 milhões.


As reuniões acontecem mensalmente na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), para deliberar projetos que objetivam receber os benefícios previstos no PSDI. Por meio do CDI, o Governo do Estado concede incentivos fiscais e/ou locacionais, atrativos para a instalação de novos empreendimentos e a permanência de indústrias já instaladas. Para isso, o Conselho avalia os projetos industriais, principalmente, pela geração de emprego e renda, descentralização econômica e espacial das atividades produtivas, modernização tecnológica do parque industrial e preservação do meio ambiente.


Presidido pelo vice-governador Belivaldo Chagas e tendo como vice-presidente o secretário de Sedetec, Chico Dantas, o CDI também conta com órgãos e entidades do Estado como a Federação das Indústrias, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias, Banese, Associação dos Empresários de Obras Públicas e Privadas, bem como as secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Agricultura e do Desenvolvimento Rural; da Infraestrutura e do Desenvolvimento Energético Sustentável; da Fazenda; e do Turismo.


O secretário Chico Dantas avalia que tem sido muito importante para a economia de Sergipe ter novos empreendimentos industriais aprovados, visto que depois de implantados eles vão gerar empregos e renda no Estado. “O CDI é indispensável para a atração de novos empreendimentos para Sergipe, uma vez que oferece vantagens competitivas importantes para os setores industriais que vierem se instalar aqui, facilitando assim a vinda de novas empresas, quer seja sergipanas, de outras partes do país e até mesmo de grupos internacionais que queiram investir em nossa terra”, afirmou o secretário ao informar que a Sedetec já está em contato com mais de 100 empresas novas com empreendimentos nas áreas de confecção, cerâmica, fertilizantes, embalagens plásticas, embalagens de alumínio, bebidas, mobiliário, calçados, fabricação de móveis e colchões, laticínios, entre outros, que levarão desenvolvimento e renda para os municípios sergipanos.


Fonte: ASN
Foto: Vieira Neto/Sedetec

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.