Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo estudará redução no ICMS e desconto em água, para tentar viabilizar a Fafen 1 de Abril 16H:45
COTIDIANO | Por Max Augusto

Governo estudará redução no ICMS e desconto em água, para tentar viabilizar a Fafen

Segundo Marcio Félix, três grupos econômicos já demonstraram interesse no arredamento da Fafen e já foram pré-qualificados.

O governador Belivaldo Chagas, na manhã desta segunda-feira (1º), recebeu no Palácio dos Despachos, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Marcio Félix Carvalho Bezerra, para tratar da viabilidade da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe.

O encontro é um desdobramento da reunião ocorrida no último dia 22, no Rio de Janeiro, e antecede a audiência já agendada para o próximo dia 09 de abril, no Ministério de Minas e Energias.

O senador Alessandro Vieira, o deputado federal Laércio Oliveira, o deputado estadual José Sobral, os secretários de Estado José Carlos Felizola (Geral de Governo), José Augusto (Desenvolvimento Econômico), Sales Neto (Comunicação), o presidente da Codise (José Matos Lima Filho), e representantes do Ministério de Minas e Energias, Petrobras e Fafen acompanharam as discussões.

Belivaldo destacou que a Petrobras, o governo federal e o governo do Estado precisam estar de mãos dadas diante do que a Fafen representa para a região e para o País. Ele afirmou que existe a proposta de arrendamento por 15 anos, tempo necessário para que a empresa possa investir.

“Uma vez que a alternativa é o arrendamento, trabalhamos pela viabilidade do mesmo. A Petrobras pediu que oferecêssemos descontos na tarifa da água usada na fábrica, que reavaliássemos tributos como o ICMS e que impactam na distribuição do gás, tudo isso para tornar mais atrativo o arrendamento às empresas interessadas. Vamos fazer as contas para podermos apresentar o impacto que isso trará. Faremos o que estiver ao nosso alcance, mas um acordo só é bom quando os dois lados têm a ganhar. Vamos estudar a possibilidade de dar nossa contribuição, porém precisamos da contrapartida da Petrobras também. Claro que nos preocupamos e estamos fazendo esses esforços, principalmente, pensando nos empregos gerados pela Fafen direta e indiretamente, mas diante de tantas prerrogativas, precisamos ter a expectativa de um retorno nos próximos anos para que Sergipe não saia no prejuízo”, falou Belivaldo.

Marcio Félix explicou que Sergipe vislumbra um grande futuro no mercado de gás e pode servir de modelo para o País com relação à atração de empresas da área, o que influenciará na competitividade do setor. Para o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o gás natural será um elemento de inovação para atrair investimentos importantes para a região.

“Sergipe pode transformar esse recurso em um novo motor de desenvolvimento para o estado, pois possuirá gás, fertilizantes e terá condições privilegiadas e todos os insumos para se manter em destaque nos próximos anos. O estado tem um grande desafio de curtíssimo prazo, mas tem uma oportunidade gigantesca que chega junto a este desafio. Sergipe será um grande produtor de gás natural vindo do mar, além de ter uma termelétrica que vai trazer gás importado liquefeito e a gente está discutindo o consumo de um milhão de metros cúbicos de gás na Fafen”.
Grupos interessados

Segundo Marcio Félix, três grupos econômicos já demonstraram interesse no arredamento da Fafen e já foram pré-qualificados.

"É importante ter um consumidor de gás e que agrega valor, produzindo fertilizantes e outros insumos tanto para pecuária quanto para agricultura e que a gente possa transformar a Fafen em um trampolim para esse novo momento de Sergipe. Queremos viabilizar o arrendamento, que é o caminho que está se encontrando agora”, relatou.
O senador Alessandro Vieira elogiou a disponibilidade do governo do Estado para resolver a situação da Fafen, mas, assim como o governador, cobrou que a Petrobras também ofereça sua contribuição.

“A gente percebe que o governo federal, cada vez mais, vai entendendo a gravidade da situação e o impacto estratégico que isso tem no desenvolvimento do Brasil. Temos a expectativa de que, em breve, tenhamos uma agenda direta com o presidente da República para colocar essa situação e cobrar dele uma decisão política sobre o tema, sem deixar de lado a questão econômica, é uma operação que pode ser viabilizada sem grandes esforços. Faço questão de reconhecer que o governador Belivaldo está empenhado em ceder ao máximo”, defendeu o senador.

O deputado federal Laércio Oliveira também ressaltou o empenho da gestão estadual para chegar a uma solução viável a todos.

“Na reunião de hoje, o governador voltou a dar ênfase a isso, nós precisamos fazer a equação, o estado vai abrir mão de receita para que viabilize o arrendamento ou a continuidade da Petrobras operando a planta da Fafen, agora a gente precisa entender, e a Petrobras precisa dizer o que significa o tempo de arrendamento. Cinco anos, conforme foi colocado a princípio, é muito pouco e o governador enfatizou isso. Sugeriu, no mínimo, 15 anos, porque sendo a fábrica arrendada, a gente precisa que a empresa seja eficiente, faça investimento e, se possível, amplie a fábrica, para aumentar a produtividade”, argumentou o parlamentar.

Fafen
Com fábricas em Laranjeiras, em Sergipe e em Camaçari, na Bahia, a Fafen tem potencial para empregar 1.500 trabalhadores e gerar mais de 5 mil empregos indiretos. Em hibernação desde janeiro, as unidades eram responsáveis por 30% da produção de fertilizantes do País, que importa 70% dela a fim de abastecer a produção nacional de alimentos.

O secretário José Augusto Pereira alertou que o fechamento da Fafen vai na contramão do posicionamento dos demais países, que priorizam garantir a produção nacional de fertilizantes em até 50%, uma vez que impactam diretamente na autossuficiência de alimentos.

“Além do ponto de vista do estado, há os prejuízos ao País. Fechar as Fafen é uma barbaridade, pois vamos comprometer a produção nacional de fertilizantes, vamos comprometer a ureia pecuária, que é um insumo decisivo para a produção de proteína animal. O comportamento comum no mundo, sobretudo nos países desenvolvidos, é garantir a alimentação da sua população, produzir pelo menos 50% dos seus fertilizantes no seu próprio solo, ou seja, o restante, os outros 50% pode-se buscar preços competitivos mundo afora, mas desde que você não coloque em risco a população do país com uma crise de desabastecimento dos alimentos”, pontuou o secretário da Sedetec.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.