Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo estreia programa na rádio interna no Presídio Feminino com debate sobre Relacionamentos Abusivos 5 de Dezembro 10H:05
SERVIÇO

Governo estreia programa na rádio interna no Presídio Feminino com debate sobre Relacionamentos Abusivos

Com 2h de duração e previsão de veiculação quinzenal, programa conta com a participação de internas em quadros educativos e culturais

Uma grande novidade ecoou pelos pavilhões do Presídio Feminino – Prefem, ontem (04). Foi a primeira edição do “Tocando Liberdade”, programa interno de rádio promovido pelo Governo de Sergipe, através da diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (DIDH/Seit), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc).

A ação fez parte da programação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada em Sergipe até o dia 13 de dezembro. Com quadros de educação, entretenimento, cultura e informação, o programa teve duração duas horas e contou com a coapresentação de duas internas do presídio.

O programa foi idealizado e apresentado por Adriana Lohanna, referência técnica para a população LGBTQI+ da Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos da Seit. Segundo ela, a proposta é continuar a realizá-lo quinzenalmente. “Estamos fazendo um projeto inicial para a rádio interna do Presídio Feminino, com a participação de duas internas. A ideia é fazer um programa de quatro blocos, com educação, informação, entrevista, entretenimento, cultura, horóscopo e notícias. As duas internas participam fazendo o feedback do programa, trazendo questões e dúvidas de outras internas da unidade, com questões que podem ser discutidas durante as entrevistas, além de trazer músicas que as meninas querem ouvir”, explica Lohanna.

O quadro de entrevista especial do programa abordou o tema “Relacionamentos Abusivos”, no qual as internas entrevistaram a integrante da Coordenadoria da Mulher da Seit, Erika Leite. “A proposta da rádio é fazer um diálogo interativo. É muito importante trazer a temática do relacionamento abusivo para o presídio, pois aqui dentro muitas internas começam a se relacionar com outras mulheres. Esse é um processo de descoberta, principalmente dentro de uma sociedade que propaga o padrão heteronormativo. Trazer esse assunto à tona é uma forma de transformação social, para que elas saiam daqui conscientes das possíveis violências e possam levar para fora a compreensão sobre respeito e responsabilidade afetiva”, disse a entrevistada.

A interna I. J. D. S., de 28 anos, foi uma das participantes da apresentação do programa. Para ela, a experiência foi surpreendente. “Está sendo uma explosão de sentimentos e emoções. Uma oportunidade muito grande para adquirir sabedoria através da troca de informações. Isso mostra que, por mais que a pessoa esteja presa aqui, a mente e o espírito podem estar libertos com informações. Este é um grande veículo de comunicação, que representa a porta aberta entre a equipe gestora e nós, presas”, disse. A interna C. C. M., que também participou do programa, completou: “Estou me sentindo uma celebridade. Um momento como esse é um avanço muito grande para nós, mulheres”, afirmou.

A vice-diretora do Prefem, Edjane Marinho, reafirmou a pretensão de tornar o programa permanente na programação do presídio. “Quando a Seit propôs trazer a campanha dos ‘16 Dias de Ativismo’ para o presídio feminino, nós abraçamos a ideia e achamos que seria um bom momento para retomar de forma educativa esta rádio interna, que já tinha sido utilizada uma vez como projeto piloto, no ano passado. A proposta é que a Seit, junto à Sejuc, alinhem os pontos de vista, com a perspectiva de dar continuidade ao programa, para que o sistema de som da unidade seja utilizado para veicular informações importantes voltadas para as mulheres que estão encarceradas”, concluiu Edjane.

 

Da SECOM/SEIT/SEAGRI - Governo de Sergipe

Fotos: Pritty Reis

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.