Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo e Senac firmam novo convênio para a oferta de cursos técnicos a alunos da rede estadual 23 de Março 7H:42
COTIDIANO

Governo e Senac firmam novo convênio para a oferta de cursos técnicos a alunos da rede estadual

Foi celebrado nesta segunda-feira, 21, o termo de cooperação entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Sergipe), visando à oferta de cursos técnicos em Informática para Internet e Logística a alunos da rede estadual, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Com o novo convênio serão disponibilizadas 54 vagas para estudantes de duas escolas estaduais de Aracaju: Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, localizado no bairro Bugio, e o Colégio Estadual Professora Maria das Graças Moura de Azevedo Melo, que fica no bairro Coqueiral.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, essa parceria com o Senac irá estender a oferta da Educação Profissional na rede estadual, fortalecendo a implementação gradativa do Novo Ensino Médio, modalidade iniciada para as turmas de primeiro ano do ensino médio em 2022. “Temos um grande desafio pela frente, e com esse apoio do Senac conseguiremos avançar em todos os sentidos. O Novo Ensino Médio traz mudanças importantes e ampliará as possibilidades de escolha dos estudantes, a exemplo dos itinerários formativos. É evidente que com o know-how e expertise que o sistema S tem para com a educação profissional e tecnológica de Sergipe, a gente buscaria essa parceria para que dessa forma atendesse aos anseios dos nossos alunos”, disse.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, Laércio Oliveira, falou da importância de oportunizar mais qualificação profissional aos jovens sergipanos. “É sempre uma satisfação para nós que fazemos o Senac fortalecer essa parceria com o Estado, ofertando, dessa forma, mais vagas de cursos técnicos. Esse é um projeto-piloto que, certamente, vai mostrar novos horizontes para nossos jovens, cuja ação trata do desenvolvimento de ensino profissionalizante para escolas da rede estadual de educação, adequando-as ao Novo Ensino Médio, com qualificação profissional para os alunos das escolas públicas”, declarou.

De acordo com a diretora regional do Senac/Sergipe, Priscila Dias Felizola, o convênio tem duração de três anos e é destinado a estudantes de baixa renda, matriculados regularmente, frequentando as aulas do ensino médio da rede pública estadual. Posteriormente será estendido para as unidades escolares do interior. “Só temos a agradecer a oportunidade desta parceria, que futuramente alcançará mais estudantes. O ensino profissional é um grande diferencial na vida das pessoas, o que permite um leque de possibilidades para aqueles que chegam preparados e qualificados ao mercado de trabalho”, frisou ela, reforçando que, ao fim do curso, os jovens poderão cadastrar seus currículos no banco de oportunidades do Senac.

Participaram da assinatura do convênio o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana; a diretora de Educação de Aracaju, professora Gilvânia Guimarães; o diretor regional adjunto do Senac/SE, Marcos Barreto; e o gerente da Divisão de Educação Profissional do Senac, Edson Alves do Nascimento.

Foto: Maria Odília

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.