Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo do Estado mobiliza escolas para ação de combate ao Aedes aegypti 18 de Fevereiro 7H:32

Governo do Estado mobiliza escolas para ação de combate ao Aedes aegypti

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), mobiliza alunos, professores e servidores na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Amanhã, 19, técnicos das Secretarias de Saúde e Seed, além de representantes dos Ministérios da Educação e Saúde, estarão na Escola Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, promovendo ações que objetivam combater o mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika.


“O nosso trabalho é educativo. Cada um tem que fazer a sua parte. Por isso estamos mobilizando cerca de 19 mil professores e servidores e 170 mil alunos  que estudam nas 354 escolas da rede estadual”, ressalta o secretário Jorge Carvalho.


Por volta das 9h,
alunos do Murilo Braga receberão orientações de membros da Brigada da Educação contra o Aedes aegypti e de técnicos do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde.


De acordo com o professor Jorge Costa Cruz Júnior, coordenador da Brigada da Educação, alunos e professores da rede estadual serão agentes multiplicadores na ‘guerra’ contra o mosquito transmissor da Dengue.


“Vamos compartilhar responsabilidades.
A luta é de todos. Criamos a Brigada Atitude Jovem contra o Aedes. Faremos palestras e iremos orientar os nossos alunos para que eles possam nos ajudar nesse trabalho”, disse o coordenador.


Mobilização
Jorge Costa ressaltou que o trabalho a ser realizado no Murilo Braga é fruto das ações implementadas pelo Estado nas escolas públicas. “Estamos realizando a capacitação de técnicos, vistorias, mobilização e monitoramento das escolas da rede”, disse.


Ele lembrou que na semana passada o secretário Jorge Carvalho, além de criar a Comissão Intersetorial de Enfrentamento, lançou o selo ‘Escola Livre do Aedes’.


A meta é visitar todas as 354 escolas estaduais de Sergipe até o final de março. As unidades de ensino que tiverem focos do mosquito irão receber um selo de alerta vermelho.


Já as unidades de ensino que tiverem possíveis situações do mosquito receberão o selo amarelo, enquanto aquelas em que não houver a presença do vetor ganharão o selo verde, contendo a frase: ‘Escola Livre do Aedes’.


“Vamos trabalhar para que no final do processo todas as escolas estaduais estejam com o selo verde. O trabalho educativo visa intensificar a conscientização da comunidade escolar para a importância de erradicar os criadouros do mosquito”, ressalta o secretário Jorge Carvalho.


MEC
No início de fevereiro, a Seed recebeu correspondência do secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e coordenador das ações do Pacto da Educação contra o Zika, Paulo Gabriel Soledade Nacif, relatando considerações específicas sobre as ações a serem desenvolvidas nas escolas brasileiras para o enfrentamento ao Zika vírus.


O MEC elegeu os dias 19 e 26 de fevereiro e 04 de março para mobilização a ser realizada em todo o Brasil. O trabalho contará também com a participação das Forças Armadas e do Ministério da Defesa.
Prev

   
Fonte: ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.