Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo do Estado busca solução para problema de desabastecimento de água 2 de Setembro 18H:05

Governo do Estado busca solução para problema de desabastecimento de água

O abastecimento de água em Sergipe, principalmente no Sertão, foi alvo de discussão nesta sexta-feira, 02, entre Governos do Estado e Federal, municípios, Exército, Ministério Público (MPE/SE) e órgãos estaduais.

 

Com participação do governador Jackson Barreto, a reunião buscou solução para sanar problemas de transporte de água, de modo a reduzir os efeitos da estiagem e não prejudicar agricultores, seus animais e a produção agrícola sergipana.

 

Na ocasião, prefeitos declararam suas preocupações com relação à diminuição da água distribuída pela operação carro-pipa do Exército e solicitaram ampliação do número de moradores atendidos com a iniciativa.

O governador Jackson Barreto comentou que semana passada houve reunião com agricultores, diretores de órgãos estaduais, deputados, federações agrícolas e prefeitos, e que estes manifestaram apreensão com relação ao abastecimento de água.

 

Os municípios declararam que precisam de mais água, e eu disse que eles tinham que buscar o Exército, pois o governador não tem competência para intervir no trabalho das Forças Armadas. Resolvi, então, convidar o tenente coronel Mariano, responsável pelo assunto, para que o Exército pudesse ouvir os gestores municipais, suas reclamações e angústias, e pudesse mudar sua forma de atuação no sentido de ampliar o abastecimento de água. Agradeço a presença das Forças aqui hoje e tenho certeza que vão buscar soluções”, disse.



Jackson Barreto também destacou que é necessário atender não só o consumo humano, como o abastecimento animal, e lembrou de municípios como o de Glória, que se destaca por sua bacia leiteira que gera renda para os produtores e movimenta a economia local.

 

Espero que haja melhoria. Caso não aconteça, vou ter que ir a Brasília para tratar com o presidente da República sobre o desabastecimento de água da população que está sofrendo muito”, complementou.



De acordo com o coordenador geral de monitoramento e operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tarcísio Vasconcelos, a reunião desta sexta proporcionou entendimento entre Exército e municípios, de modo que as Forças Armadas se comprometeram a avaliar a questão e oferecer uma resposta, que será encaminhada para as prefeituras.

 

Ele ainda explica que os municípios que não receberam justificativas plausíveis com relação à diminuição do abastecimento de água por parte dos carros-pipa terão seu volume de água distribuída retomado.



“Essa é uma operação que atende todo Semiárido. São mais de oito milhões de pessoas e seis mil caminhões pipa em mais de 11 estados atendidos pela Operação Carro Pipa. Há volume muito grande de esforço criado desde o governo Lula e que segue agora procurando diminuir o sofrimento das pessoas. É esse o entendimento de todo trabalho que está sendo feito pelo Governo do Estado com apoio do Governo Federal”, esclareceu Tarcísio.



Dados do Exército demonstram que, em Sergipe, são 11 municípios atendidos pela Operação Carro-Pipa, sendo eles: Canindé do São Francisco, Feira Nova, Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Gararu, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto e Porto da Folha. A previsão para o mês de setembro é que sejam atendidas 32.514 pessoas através de 979 pontos de abastecimento, 48 pipeiros e 19.228,62m³ de água.



O coordenador operacional do Projeto Carro-Pipa do 28º Batalhão de Caçadores do Exército, tenente coronel Mariano, explica que a água é distribuída em uma cisterna central, que atende às pessoas que habitam raio de até 500m, visando atender às necessidades básicas dos beneficiados. Quando não existe alguma cisterna coletiva, alguma particular é selecionada para suprir as necessidades. Ele afirma que o programa visa distribuir água potável de forma emergencial. São 20 litros de água por dia e por pessoa, segundo levantamento do Exército.



Diante desse cenário de seca e distribuição de água por parte das Forças Armadas, o prefeito de Canindé, Heleno Silva, relatou que, de acordo com levantamento das Defesas Civis Estadual e Municipal, o número de moradores atendidos com o abastecimento deveria ser maior que o oferecido pelo Exército.

 

O município cadastrou duas mil famílias, ou seja, dez mil habitantes. Já o órgão estadual fez inspeção e detectou que o município deve atender a oito mil habitantes. As Forças Armadas, por sua vez, acreditam que apenas precisam atender 2.500 pessoas, que é um número muito aquém do necessário”, declarou, solicitando soluções para atender não só os habitantes, como os animais, que totalizam 38 mil no município.



Já o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, pediu mais flexibilidade por parte do Exército. Ele contou que o município registra 33 mil habitantes, sendo que nove mil eram contemplados com a distribuição de água. Porém, apenas sete mil estão aptos atualmente, segundo as Forças Armadas, para receber ajuda. “Queremos dignidade para o homem do campo. Nossa situação é de penúria. Só a população pede 200 carradas de água, sem contar com o consumo animal. Mas tenho certeza que teremos luz no fim do túnel”.



Para o vice-governador Belivaldo Chagas, existe preocupação por parte dos prefeitos no sentido de que seja acelerada a distribuição de água em municípios que já foram decretados e reconhecidos de emergência, como é o caso de Poço Verde.  Ele também disse que a ideia dos gestores municipais é fazer uma comissão, juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura e a Defesa Civil, para apresentar nova proposta de abastecimento a ser levada para o Ministério da Integração.  

Iniciativas em Sergipe
O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, por sua vez, destacou as iniciativas do Governo de Sergipe no tocante a busca de alternativas a falta de água. “Ressalto o esforço do governador que, desde o ano passado, durante o período de estiagem, mantém um grupo, chamado de Força Tarefa do Semiárido, que conversa regulamente todas as semanas, procurando saídas, acompanhando obras e ações do governo. Isso é bom porque nos oferece estratégia de ação. Com relação ao ato de hoje, isso é fruto de uma mobilização que tivemos há uma semana. Esse é um sinal que o Governo do Estado responde rápido. E saímos satisfeitos, pois tivemos uma reunião produtiva, que é consequência de uma série de ações do governo”, pontuou.



Esmeraldo Leal também declarou que Sergipe possui uma das melhores redes de adutora do Brasil, e que, por isso, o impacto do estado com relação ao consumo de água é bem menor que de outras localidades. “Além disso, destaco que o Governo do Estado está fortalecendo as ações da Deso, melhorando as condições hídricas de modo geral com relação à capacidade de barragens. Como exemplo, foi disponibilizado R$ 3 milhões para revitalizarmos algumas, de modo a beneficiar o consumo humano e animal, principalmente no Alto Sertão sergipano. Existe ainda uma série de investimentos com relação à irrigação e principalmente o uso racional da água. Há perímetros que no momento estão com aspersor [sistema utilizado em irrigação], que gasta muita água, e que passarão para gotejamento, manobra que economiza água. Existem perímetros em que passaremos a usar a estrutura de bombas em períodos que o custo de energia e o consumo de água são menores. Então há preocupação com relação à irrigação, de modo que existe acompanhamento permanente, que proporcionam impactos também no consumo humano”, finalizou.

Presenças
Participaram da solenidade o deputado federal Jony Marcos; procurador geral do Ministério Público, Paulo Lima; diretores presidentes da Cohidro, José Carlos Felizola, da Deso, Carlos Melo, e da Emdargo, Jefferson Feitosa; além dos prefeitos de Poço Verde, Thiago Dória, Tobias Barreto, Dilson de Agripino, Glória, Chico do Correio, Aparecida, Vera Silva, Monte Alegre, Antonio Fernandes e de Porto da Folha, Albino Tavares.

 

ASN

Foto: Jorge Henrique/ASN
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.