Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo dialoga com moradores do Nova Liberdade 5 de Novembro 18H:30
PODER

Governo dialoga com moradores do Nova Liberdade

Secretário da Casa Civil encaminhou reivindicações referentes à reintegração da área

O secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Felizola, recebeu, na manhã desta segunda-feira (05), uma comissão de representantes das famílias do Loteamento Nova Liberdade III.

Cerca de 200 moradores da localidade se reuniram em frente ao Palácio dos Despachos para pedir o auxílio do governo do Estado, após as famílias terem recebido ordens de despejo nas últimas semanas.

Parte da área ocupada pelo loteamento pertence ao Estado e outra, a uma empresa privada, que solicitou reintegração de posse.

“A prioridade do governo é, justamente, manter o diálogo e tentar resolver da melhor forma possível. O Estado, através da Procuradoria Geral, vai peticionar os autos do processo para se tentar uma nova conciliação, com a participação da Secretaria de Inclusão Social, que ficará responsável pelo cadastramento das famílias; a Secretaria de Infraestrutura, para ver as questões de topografia e de levantamento da área e, também, com a empresa que é dona da área, pois há uma área que pertence ao Estado e outra a uma empresa particular, para que a gente possa fazer um acordo no sentido de indenizar ou fazer uma permuta de área e assim chegar a um denominador comum e regularizar aquela área para essas famílias”, explicou Felizola.

O secretário ressaltou a função social do Estado e que haverá uma nova reunião para continuar as negociações sobre as questões apresentadas pelos moradores.

“Essa reunião à tarde será com os advogados das partes. Vamos fazer uma petição direcionada à Justiça pedindo essa nova conciliação. Será a primeira conciliação nesse período que o governador Belivaldo Chagas está à frente do governo. O governador tem todo interesse em resolver esse problema. Primeiro é resolver as questões jurídicas, ver se a empresa aceita fazer uma permuta da área para evitar o despejo. Superada essa fase, o governo tem interesse em regularizar a área. O Estado tem boa vontade com os moradores dali, que são pessoas trabalhadoras, que querem apenas o direito de ter uma moradia, ter sua dignidade”.

De acordo com o advogado da comissão de moradores, Caio Christofani, o processo de reintegração de posse foi movido pela empresa particular proprietária de parte da área.

“Essa ordem de reintegração está em aberto para que essas famílias sejam despejadas. O que pleiteamos aqui é a possível permuta desse terreno, a desapropriação desse terreno para outro terreno do Estado, para que essas famílias possam ficar ali alojadas. Existe um problema social muito grande que precisa ser reparado e é aí que entra o Estado de Sergipe, como garantidor dos direitos sociais. Hoje foi sinalizado já o interesse do Estado em iniciar uma tentativa de reconciliação para que seja suspensa essa ordem de despejo. A recepção do governo foi muito boa, o secretário Felizola nos atendeu com muita atenção. Nessa questão foi tudo ótimo”, destacou o advogado das famílias do Nova Liberdade.

Loteamento Nova Liberdade III
Localizado à margem da rodovia entre os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju, a ocupação está em uma área onde funcionava um antigo frigorífico. Segundo o morador Dilmacir Barboa, aproximadamente 800 famílias residem no local, cerca de 2 mil pessoas.

Para Dilmacir, o diálogo com o governo do Estado trouxe tranquilidade aos moradores. “Ficamos satisfeitos com a conversa de hoje, foi um grande avanço referente à retomada de acordo. Nosso desejo é que não venha a ocorrer a reintegração de posse na nossa comunidade. Estávamos apreensivos, porem, após sermos recebidos pelo governo, o pessoal se acalmou, pois o secretário se propôs a dialogar sobre a garantia da nossa moradia”.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.