Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de Sergipe promoverá nova redução sobre ICMS do álcool 23 de Agosto 19H:28
ARTIGOS | Por Max Augusto

Governo de Sergipe promoverá nova redução sobre ICMS do álcool

Estado pretende deixar o combustível mais competitivo em relação ao preço da gasolina

 

O governador Belivaldo Chagas assinará um novo decreto para redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o álcool combustível em Sergipe até dezembro de 2022, tornando-a 73,83% da alíquota da gasolina.

Desta forma, a carga tributária sobre o etanol vai sair dos atuais 18% para 13,23%, com a expectativa de reduzir até R$ 0,23 por litro. Com a medida, o Estado pretende deixar o combustível mais competitivo em relação ao preço da gasolina.

Em julho, o Estado já havia publicado decreto reduzindo a alíquota cobrada no ICMS da gasolina, álcool, telecomunicações e energia a 18%. Anteriormente, o Governo de Sergipe já havia celebrado, também, convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), reduzindo a base de cálculo do imposto.


*Estímulo à economia*

No início de agosto, o governo do Estado enviou, ainda, à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um projeto de lei para conceder crédito outorgado de ICMS aos produtores e distribuidores de etanol sergipanos. A propositura, que inclui a concessão de um total de R$ 8.348.330,45, a ser repassado pelo Governo Federal ao Tesouro Estadual em cinco parcelas, de agosto até dezembro, foi aprovada na Casa Legislativa no último dia 10, sancionada na mesma data, sendo que a Lei Nº 9.080 foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 11.
A redução do combustível estimula diversos setores da economia, como o comércio, a indústria e serviços, já que impacta na logística de transporte e distribuição, permitindo, ainda, um aumento do consumo a partir do aumento do poder de compra.


MAX AUGUSTO
Jornalista (DRT 979/SE)

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.