Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo apresenta projeto que cria cotas para negros em concursos públicos 17 de Novembro 19H:21
COTIDIANO | Por Max Augusto

Governo apresenta projeto que cria cotas para negros em concursos públicos

No dia da Consciência Negra, o governador Jackson Barreto entregará ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, Mensagem e Projeto de Lei que institui a cota de 10% destinada aos negros em concursos públicos.

Projeto prevê provimento de cargos efetivos na administração pública estadual, das autarquias, das fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Estado. A solenidade ocorre na segunda-feira, 20, no Palácio dos Despachos, às 10 horas.

O Projeto de Lei mira-se na Lei Federal nº12.990, de 09 de junho de 2014, que estabelece preceitos de destinação de vagas para cotas raciais em concursos públicos em nível federal.

De acordo com o texto, os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas a eles reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência.

O dia 20 de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do povo negro na sociedade e foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O Dia da Consciência Negra procura lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Em Sergipe, o governo do Estado, por meio da secretaria da Cultura, promove evento artístico-cultural alusivo ao Dia da Consciência Negra.

Em 14 de novembro, a Secult lançou a exposição Sergipe Negro e Plural, no Corredor Cultural Irmão, na sede da Secretaria, à rua Vila Cristina.

A mostra “Sergipe Negro e Plural” traz pinturas, esculturas e outras manifestações da cultura afro-brasileira. 14 artistas participam da exposição que conta com pinturas em tela de Bosco Rollemberg, Caã, Cláudia Toscano, Dilson, Edioclésio, Fábio Pamplona e Suy Barros; esculturas de Gleide Selma, Josemir Costa (Ofá Modê), Marcelo Kernbeis e Zeus; xilogravuras de Jacira Mouram e Vilma Rebouças; e fotografias de Pritty Reis.

A Secult dedica menções honrosas a pessoas referências da cultura afro em Sergipe em áreas como a música, a literatura e o teatro.

Os homenageados são: Santo Souza (in memoriam), Clélia Ferreira Santos, Luiz Carlos Vieira Tavares Rita de Cássia Maia Santos, José Ronaldo de Menezes (Zé Rolinha), Carlos Augusto Santos, Hippolyte Brice Sogbossi, Alexandra Dumas e Fernando José Ferreira Aguiar.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Pixabay

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.