Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo antecipa plano nacional para fertilizantes e Sergipe é destaque 12 de Março 8H:24
COTIDIANO

Governo antecipa plano nacional para fertilizantes e Sergipe é destaque

Com Sergipe em destaque nacional, o deputado federal Laércio Oliveira apresentou no ano passado um PL  para estimular a produção de fertilizantes nacionais.

 

O governo federal lançou nessa sexta-feira, 11, o Plano Nacional de Fertilizantes que visa ampliar a exploração dos insumos em minas locais e elevar a produção dos fertilizantes em fábricas nacionais para reduzir a dependência internacional, a partir de arcabouço regulatório e tributário.

Na solenidade de lançamento do plano, no Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro disse que a guerra na Ucrânia foi decisiva para acelerar a divulgação.

Com 195 páginas e mais de uma centena de metas entre 2025 e 2050, o plano foi organizado para ser uma referência no planejamento do setor a longo prazo.

O governo já estabeleceu que o PL 3507/2021, de autoria do deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE), será muito importante como uma das bases para o plano. O projeto prevê a redução de impostos para estimular a produção de fertilizantes no país.

Laércio destacou o paradoxo: embora produza amônia e ureia e tenha um subsolo rico em fosfato e potássio, o Brasil importa 85% do fertilizante consumido pelo agronegócio e os agricultores familiares. Isso acontece por causa do Convênio 100/97 que, durante longos 24 anos, tributou os insumos produzidos em território brasileiro e isentou as importações desses produtos.

“Hoje é mais barato importar fertilizantes do que produzir no Brasil e por isso estamos propondo no meu projeto a redução de impostos para estimular a produção no país. Nesse momento da guerra entre a Rússia e a Ucrânia esse projeto se torna ainda mais importante, porque o Brasil corre risco de desabastecimento”, explicou Laércio.

Em discurso no Plenário em 21 de outubro do ano passado, o deputado Laércio fez a defesa do PL 3507/21 e destacou a riqueza do solo de Sergipe quando o assunto é a matéria-prima necessária para a produção de fertilizantes. Por outro lado, o Brasil corre o risco de desabastecimento em função da grande dependência de fertilizantes importados.

O governo de Sergipe também esteve presente na solenidade, representado pelo superintendente-executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes. O estado foi convidado por sua posição de destaque no cenário brasileiro. Assim como Laércio, Marcelo Menezes participou do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) dedicado ao projeto.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.