Poder e Cotidiano em Sergipe
Governador entrega documentação de casas do Porto D’anta 26 de Abril 7H:09

Governador entrega documentação de casas do Porto D’anta

No conjunto Porto D’Anta, na Grande Aracaju, 580 famílias receberam documentação de casas populares que estão em construção no local. A entrega foi acompanhada pelo governador Jackson Barreto, na manhã de ontem. O conjunto residencial José Eduardo Dutra totaliza um investimento de R$ 34.615.218,10, realizado em parceria como governo federal, por meio do programa Pró-Moradia.

 

Foi entregue o cartão de identificação residencial, com o número do lote e a localização da residência. Com esse documento, as famílias poderão receber as chaves das casas nesta terça-feira, dia 26, das 7h30 às 17h30.

Realizado pela equipe do Núcleo Social da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o encontro teve como objetivo especificar aos beneficiários do programa onde ficará a residência e a quadra, bem como o horário em que eles irão receber as chaves e efetivar a mudança.

Para evitar aglomeração e tumulto, as equipes organizaram a distribuição dos cartões de identificação dos lotes em cinco salas, por ordem alfabética dos beneficiários, priorizando o atendimento às gestantes, idosos, mulheres com crianças de colo e pessoas com mobilidade reduzida.

Jackson Barreto disse que o conjunto residencial integra a política habitacional do Governo.  “Hoje, visitei o Colégio Estadual José Alves do Nascimento para garantir o direito dos sorteados nas casas populares do Conjunto Senador José Eduardo Dutra no Porto D’antas. Estou bastante feliz, ao total, são 580 casas distribuídas para essa população que está realizando o sonho da casa própria e que antes moravam em lugares inapropriados. Estamos aqui, pessoalmente, para reafirmar o nosso compromisso com o povo, fazendo tudo com muita transparência e justiça”, declarou.



O governador informou que o sorteio dos beneficiários foi acompanhado pelos ministérios público Estadual e Federal. “É preciso deixar bem claro que, para assegurar a integridade de todo o processo, o sorteio foi acompanhado pelo Ministério Público Estadual e Federal. Além do conjunto residencial, estamos preparando um conjunto de ações para essa região, como a mobilidade urbana com a ampliação da Avenida João Rodrigues, a urbanização no Bairro Industrial e mais estrutura para o conjunto, com praça, quadra de esportes e parque infantil”.



Nesta terça, serão entregues 413 chaves. As demais 167 serão entregues nos próximos 30 dias.  O Conjunto Habitacional José Eduardo Dutra compreende 551 unidades habitacionais padrão e 29 unidades adaptadas para portadores de deficiência.  A casa padrão é composta por varanda, sala, 02 quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, perfazendo uma área total construída de 42,45 m². Já a casa adaptada é composta por rampa de acesso, varanda, sala, 02 quartos, cozinha, banheiro adaptável e área de serviço, perfazendo uma área total construída de 52,25 m²;


Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a entrega das casas não é apenas uma demonstração do cumprimento da palavra. “Todo cidadão sonha com um lar descente, onde possa viver e oferecer boas condições à sua família. Além de conceder dignidade aos 580 beneficiários do Programa Pró Moradia no Porto D’anta, o Governo de Sergipe retirou das margens da Avenida Euclides Figueiredo, famílias que residiam em barracos sem as mínimas condições de saúde e higiene e, a partir de amanhã poderão receber a casa própria, o seu bem maior”, enfatizou

Mais investimentos
Durante o evento, o governador informou que, esta semana, tratará da ampliação da política habitacional em reuniões com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Ministério das Cidades. “Ainda hoje, estarei indo à Brasília para levar ao SPU a liberação de algumas áreas em busca de financiamento de novas casas do Minha Casa, Minha Vida para o povo”.



Equilibrar o déficit habitacional nas regiões carentes de Sergipe é um dos pilares administrativos do governo do Estado, que busca o apoio do governo Federal na construção de casas para famílias de baixa renda. Em parceria com o governo Federal, a gestão estadual contratou entre 2007 e 2014 a construção de 22.755 unidades habitacionais, 11.076 destas já concluídas.



Os contratos  firmados contemplam a construção de 1.963  moradias, distribuídas nos municípios de Barra dos Coqueiros; Poço Verde; Aracaju e Itaporanga D’Ajuda. Indígenas e comunidades quilombolas também serão beneficiados, com 150 casas em Barra dos Coqueiros, 50 em Canindé de São Francisco e 61 moradias em Porto da Folha.

Em Maruim, o Governo constrói 95 casas com infraestrutura na comunidade São Vicente, atendendo a uma demanda das famílias que moravam no local em condições precárias.


Outro destaque são as 1.180 unidades habitacionais no Residencial 1° de Maio, que será construído em Nossa Senhora do Socorro.

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.