Poder e Cotidiano em Sergipe
Gás natural está mais caro a partir deste mês de novembro 3 de Novembro 5H:03
PODER

Gás natural está mais caro a partir deste mês de novembro

A Sergas já informou à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) sobre o reajuste implementado pela Petrobras no preço do gás natural em todo o país nos meses de novembro e dezembro deste ano e também em janeiro de 2021.

 

No segmento do Gás Natural Veicular (GNV), o percentual será de 20,61%, passando o valor da tarifa para R$ 1.5812 m³,  no preço do combustível. Já no segmento residencial, o reajuste será de 11,37%. No segmento industrial o aumento médio ficará em torno 23,23%, já o segmento comercial será de 16,48%, o gás natural comprimido (GNC), terá aumento de 24,44%.

 “Os preços praticados no mercado do gás natural são definidos pela Petrobras, levando-se em conta a variação no mercado internacional do petróleo e seus derivados, assim como a cotação do dólar no período”, informou o diretor presidente da Sergas, Valmor Barbosa.

Ele lembra que durante no ano de 2020 até o mês de outubro a tarifa da molécula do gás natural sofreu quatro reduções, em fevereiro de 2020, a Petrobras concedeu redução de 5,11% no Gás Natural para o trimestre de fevereiro, março e abril. 

Além desta redução da supridora Petrobras, também no GNV, algumas medidas têm sido adotadas pelo Governo do Estado e pela Sergas, por meio da política de incentivo determinada pelo governador Belivaldo Chagas, que buscou reduzir a alíquota de 18% para 12% do ICMS no segmento veicular, a partir do mês de março.

“Além disso, no trimestre que compreendeu os meses de maio, junho e julho a redução na tarifa média do gás natural foi de 7,96%, a redução nos meses de agosto, setembro e outubro atingiu o percentual de -15,71% e que contemplou todos os segmentos de mercado praticados pela concessionária sergipana durante o ano de 2020. Mesmo com este reajuste anunciado pela Petrobrás para novembro, o acumulado de fevereiro à dezembro de 2020, fica demonstrado uma redução na tarifa média do gás natural em todos os segmentos de -5,34% e por segmento no GNV esta redução será de -20,85%, no industrial -3,24%, no comercial -3,57%, no residencial-3,10% e no gás natural comprimido -23,74%”, completou Valmor Barbosa.

Fonte: Ascom/Sergas

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.