Poder e Cotidiano em Sergipe
Fórum Redes Aracaju tem violência como tema principal 2 de Maio 13H:31

Fórum Redes Aracaju tem violência como tema principal

 Nesta quinta-feira, 30, no auditório da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), aconteceu o sexto Fórum Redes do município de Aracaju. O Fórum integra às ações do Programa "Crack é Possível Vencer", coadunando os objetivos da Política Nacional de Drogas, do Governo Federal.

O grupo reúne órgãos que atuam no atendimento e prevenção ao uso de drogas, com ênfase numa visão de atendimento integral aos usuários, fomentando uma redução de danos no uso de crack e outras drogas, contando com a participação de agentes do poder público municipal, estadual e federal, bem como integrantes da sociedade civil.

O Fórum foi coordenado por Karina Rosa, Supervisora do Projeto Redes em Aracaju, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), ponderando os debates e munindo aos participantes de informações pertinentes para que as atividades junto ao usuário sejam mais eficazes, estimulando a proposituras e alinhamento de conceitos. Durante o Fórum foi apresentado o Fluxograma de atendimento da Secretaria Municipal da Família e Assistência (SEMFAS), que também comporá o Fluxograma de Prevenção e Atendimento aos usuários de drogas da rede municipal, pactuado entre os agentes integrantes do Fórum.

Karina Rosa abordou os diversos conceitos da violência, dentro de uma abordagem sociológica e antropológica, de acordo com alguns estudos científicos e dados estatísticos. "A temática da violência, assim como outras temáticas, surge de uma agenda compartilhada elaborada pelos integrantes do Fórum, dentro da realidade do município. A ideia é discutir dentro das principais políticas que lidam com a questão de álcool e drogas, qual o entendimento e alinhamento teórico conceitual que estas equipes têm dentro da saúde, assistência e segurança pública, consistindo num exercício teórico, reflexivo e também prático. Não entender quanto ato último e infracional, mas como violência simbólica, sistêmica e estrutural", explica Karina. A supervisora ainda enfatiza que a relação entre a Guarda Municipal e os sistemas de saúde e assistência, fazem de Aracaju um exemplo nacional.

Em consonância com a temática do dia, Lidiane Gonçalves Ferreira, do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (NUPEVA), da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou a execução das ações do núcleo intra e intersetorial para o combate à violência doméstica, sexual e outras violências, inclusive com preenchimento das notificações compulsórias, acolhimento e cuidado com usuários, além dos devidos encaminhamentos.

O seminário também contou com a presença da Secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles e do diretor geral da Guarda Municipal, coronel Enilson Aragão. O próximo encontro está marcado para o dia 21 de maio, em continuidade aos temas discutidos, abordando a judicialização, com a interlocução com as equipes do Poder Judiciário, facilitando a aplicação das medidas judiciais aos usuários.

Fonte http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=64663

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.