Poder e Cotidiano em Sergipe
Fetralse e Setransp participam da COP 28: transporte sustentável é tema de debates com autoridades mundiais 7 de Dezembro 18H:05
COTIDIANO

Fetralse e Setransp participam da COP 28: transporte sustentável é tema de debates com autoridades mundiais

O setor de transporte de passageiros de Sergipe e Alagoas, por intermédio da presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz, pôde acompanhar de perto as discussões a acerca das ações para uma mobilidade urbana mais sustentável, junto com especialistas e líderes de Estado mundiais através da sua participação na Conferência das Partes das Nações Unidas, COP 28, em Dubai/ Emirados Árabes.

A COP é o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, com o intuito de disseminar conhecimento e celebrar parcerias que levam à descarbonização, ao financiamento climático e ao desenvolvimento sustentável. No espaço de diálogo empresarial da Confederação Nacional da Indústria (BR) na COP 28, o setor de transporte brasileiro participou com a Confederação Nacional de Transportes e o Programa Despoluir defendendo a utilização de tecnologias e energias limpas voltadas à atividade transportadora, serviço indispensável à economia mundial.

Entre a participação em plenárias e debates com diversas autoridades, a presidente do Setransp visitou as feiras de inovações como a Climate Action Innovation, CNI e Mobility Zone, também conheceu um pouco da mobilidade urbana em Dubai e se reuniu com um dos representantes da Road and Transport Authority (RTA), a Agência Governamental de Transporte de Dubai, que além de apresentar as estratégias de planejamento de uma melhor mobilidade na cidade, se colocou à disposição para promover parcerias com nossa cidade na busca de alternativas para um transporte público com sustentabilidade.

“Nossa participação na COP, especialmente no dia voltado para o transporte, nos trouxe muito aprendizado sobre a mobilidade pensando no meio ambiente, conhecimento sobre inovações além de contatos para planejarmos parcerias nessa mesma linha. Quando fomentamos o uso do transporte coletivo já poluímos menos, uma vez que serão menos veículos particulares nas vias para transportar um volume maior de pessoas. A RTA, por exemplo, enfatizou que o objetivo de Dubai é cada vez mais influenciar seus habitantes a priorizarem o transporte coletivo no seu dia a dia e fazer o mesmo com seus turistas. E nossa grande satisfação na COP28 foi presenciar aqui o Programa Despoluir que já afere os veículos das nossas cidades sendo uma das referências na COP28 como caminho certo para sustentabilidade”, disse Raissa Cruz enaltecendo a oportunidade dessas conexões.

A gerente ambiental da CNT, Érica Marcos, também comentou sobre as apresentações feitas pelo setor de transporte na COP28. “Apresentamos a série CNT Energia do Transporte, tratamos especificamente do hidrogênio renovável ou hidrogênio verde, todos os seus ganhos e desafios que precisam ser superados, participamos do painel com empresários do setor de transporte tratando sobre transição energética, e apresentamos o maior Programa Ambiental da iniciativa privada, o Despoluir. Ao participar da COP28 observamos que estamos no caminho certo tanto no curto, como em médio e em longo prazo da transição energética do setor transportador”, frisou Érica Marcos.

Logo no Brasil, a presidente do Setransp irá compartilhar com os representantes do setor de transporte em Sergipe e Alagoas tudo que pode observar na COP28 e o setor de transporte público em Dubai.

A COP28 acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, e a participação do setor de transporte se deu de 30/11 a 06/12.

Fonte: Setransp/SE

Foto: Setransp/SE

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.