Poder e Cotidiano em Sergipe
Festas Juninas: 2 mil policiais farão a segurança no interior do estado 6 de Junho 16H:16
COTIDIANO

Festas Juninas: 2 mil policiais farão a segurança no interior do estado

Segurança pública contará com 4 mil servidores atuando nas festividades juninas do estado. Planejamento estratégico para a capital e interior foi apresentado

Mais de 4 mil servidores estarão atuando na garantia da segurança pública durante a realização das festividades juninas em Sergipe. Os detalhes do planejamento estratégico das polícias Civil e Militar, assim como do Corpo de Bombeiros, para os tradicionais festejos sergipanos foram apresentados em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 3, na Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O coronel Fábio Rolemberg, comandante do policiamento militar da capital, enfatizou que a Polícia Militar estará presente com um efetivo de 3,7 mil servidores. “É um período bastante tradicional e a Polícia Militar está preparada com o planejamento pronto, que é feito com base também em dados relativos à tradição do evento, à questão das atrações, à questão do público esperado e também à questão do próprio trânsito”, evidenciou.

O coronel Ribeiro, comandante do policiamento militar do interior, explicou que o policiamento militar também será reforçado nos demais municípios de Sergipe. “No interior, o policiamento será reforçado com mais de dois mil policiais militares envolvidos na segurança dos festejos juninos, com atenção a grandes eventos como o de Itabaiana e o de Estância”, mencionou.

O tenente-coronel Jairo Cruz, assessor do Corpo de Bombeiros, destacou que a corporação iniciou a atuação desde a avaliação dos pedidos de segurança dos festejos e também com a vistoria das barracas de fogos. “Em relação à parte operacional, a presença física, o Corpo de Bombeiros estará presente na maioria dos municípios sergipanos, naqueles que houve a solicitação por parte dos gestores municipais”, ressaltou.

A coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, detalhou que, no âmbito da polícia Civil, além das unidades plantonistas do DAGV e da Central de Flagrantes, haverá equipes no entorno dos eventos. “Iremos montar uma estrutura de plantão no perímetro do Forró Caju, com delegados, escrivães agentes, que vão lavrar os procedimentos relacionados diretamente ao evento”, ressaltou.

Conforme Rosana Freitas, o formato também será adotado no Forró Siri e as festividades da Orla de Atalaia também terão reforço na atuação da Polícia Civil. “Haverá um plantão na 5ª DM, que ficará responsável pelo registro das ocorrências em Nossa Senhora do Socorro. Teremos também um reforço do plantão da Delegacia de Turismo durante os festejos da Orla. Esse plantão da Detur será restrito ao registro de boletins de ocorrência”, informou.

O coordenador das delegacias do interior, delegado Jonathas Evangelista, explicou que o trabalho já foi iniciado com as festas em Areia Branca e Estância e segue até o final do mês. “Com relação à Polícia Civil, temos 15 eventos planejados e organizados. Todos os municípios com festejos juninos tradicionais merecerão atenção da SSP e as outras cidades que solicitaram apoio também serão atendidos”, reiterou.

No interior do estado, o reforço do efetivo da Polícia Civil ocorre com a realização de plantões na cidades de Aquidabã (Casamento do Matuto), Areia Branca (São João Pé No Chão), Capela (Festa da Sarandaia e do Mastro), Canindé de São Francisco (Forró do Candeeiro), Cumbe, Estância, Itabaiana (Festa dos Caminhoneiros), Lagarto (Festa da Mandioca) e Ribeirópolis (Forró dos Sonhos).

O reforço com plantões da Polícia Civil no interior do estado também abrange as cidades de Rosário do Catete (Festa do Catete), Siriri (São João da Nossa Terra) e Umbaúba. Os plantões ocorrerão de acordo com as datas de realização dos eventos e terão à disposição delegados, agentes e escrivães.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.