Poder e Cotidiano em Sergipe
Fecomércio realiza Sergipe Gasfértil e movimenta cadeia produtiva de óleo e gás 24 de Maio 16H:21
COTIDIANO

Fecomércio realiza Sergipe Gasfértil e movimenta cadeia produtiva de óleo e gás

O cenário das cadeias produtivas de óleo e gás e fertilizantes está mais movimentado em Sergipe. Foi realizado na manhã desta segunda-feira (23), o Sergipe Gasfértil, evento produzido pela Fecomércio, através do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, em parceria com o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

 

O evento contou com a presença de empresários de vários estados brasileiros, representantes de empresas multinacionais, agentes públicos e representantes das empresas da cadeia produtiva extrativa mineral. Foram realizadas duas apresentações, sendo uma da Mastersenso, que apresentou o projeto do Polo de Fertilizantes de Sergipe. A outra apresentação foi da Machado & Meyer Advogados, que contemplou o estudo de receitas tributáveis do óleo e gás para o estado de Sergipe e os municípios abrangidos pela maior jazida de gás natural do Brasil.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, destacou a importância dos estudos apresentados e como isso beneficiará os sergipanos, por meio da aceleração industrial, desenvolvimento energético e geração de empregos para a população em médio prazo.

“Sergipe é o estado que reúne as maiores capacidades de produção de fertilizantes do Brasil, podendo ter tudo em um único lugar. E para isso acontecer, solicitamos a realização dos estudos para que fosse compreendida melhor a posição de Sergipe nesse cenário. Serão mais de 10 bilhões de dólares a serem investidos em nosso estado, nossas empresas e isso vai gerar milhares de empregos para os sergipanos, além de promover uma verdadeira independência na produção energética por meio do gás natural, já que Sergipe é a estrela do gás no Brasil. Temos grandes potencialidades a serem exploradas e isso vai promover um grande retorno para o estado e nosso povo. O estudo tributário mostra como as cidades e o estado ganharão com a receita arrecadada da exploração do óleo e gás, fazendo com que o desenvolvimento chegue mais rápido para as cidades que têm essa capacidade exploratória. Tudo isso vai promover mais empregos, mais indústrias, mais serviços, mais empresas se formando e crescendo junto com Sergipe e nosso povo”, disse Laércio.

O estudo da Machado & Meyer destaca que o estado de Sergipe tem assumido posição de destaque no mercado nacional de gás natural, principalmente em função dos aspectos de grande potencial das reservas em sua costa; criação de polo energético formado por terminal de gás natural liquefeito associado a uma usina termelétrica; e a criação de polo industrial com proximidade ao polo energético. Diante dessas características, induz que Sergipe receberá novos investimentos privados relativos à exploração e produção de petróleo e gás natural, e, com isso, inúmeras atividades inerentes e derivadas deste setor serão realizadas em seu território.

O estudo da Mastersenso mostrou a necessidade do Polo Sergipano de Fertilizantes, pelo fato de o estado reunir as melhores condições para a produção de fertilizantes no Brasil, diminuindo a dependência de produtos estrangeiros para o abastecimento do setor agrícola e da industrial nacional, com o intuito de estimular relevantes empreendimentos industriais em Sergipe, consequentemente implicando na ampliação das atividades comerciais a eles correlatos, tais como serviços de manutenção industrial, serviços de transportes, serviços informáticos, importação e exportação, serviços financeiros, serviços imobiliários, de consultorias e afins. A Mastersenso indica que o momento atual de Sergipe, unindo seu enorme potencial mineral com as significativas extrações já confirmadas de óleo e gás, prenunciam o crescimento da atividade econômica cuja aceleração requer ações de diagnóstico, planejamento e promoção.

O Sergipe Gasfértil contou com o apoio de grandes empresas do mercado internacional, como a Mosaic, Unigel, New Fortress Energy, EBrasil e Celse. O secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho, a superintendente-executiva da Sefaz, Silvana Lisboa, o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado e o superintendente do IEL/Fies, Rodrigo Rocha, receberam cópias dos estudos sobre royalties, como o projeto do Polo de Fertilizantes.

 

Da Ascom/Fecomércio

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.