Poder e Cotidiano em Sergipe
Fechamento de postos de saúde superlota Huse 1 de Novembro 19H:51

Fechamento de postos de saúde superlota Huse

Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) estão preocupadas com a piora da superlotação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), unidade referência em média e alta complexidade, que, nas últimas semanas, ampara os usuários do SUS que não encontram atendimento nos 44 Postos de Saúde de Aracaju, além do fechamento das Unidades de Pronto Atendimento Zona Norte e Zona Sul.



Diante do caos instalado na Rede Municipal de Aracaju, a SES e a FHS pedem a compreensão dos sergipanos e orientam, principalmente àqueles residentes no interior e que precisam de serviços básicos ou de urgência, que busquem o Hospital Local de suas cidades para o primeiro atendimento.



Caso o município não tenha Hospital Local ou o estabelecimento de saúde não esteja funcionando, a SES e a FHS solicitam que procurem um Hospital Regional de referência. Sergipe possui seis Hospitais Regionais da Rede Estadual de Urgência e Emergência, estrategicamente localizados e em pleno funcionamento: Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Estância, Lagarto e Itabaiana.


A situação lamentável da Saúde Municipal reflete negativamente no Huse causando a superlotação, excedendo a capacidade de resposta, gerando estresse na equipe multidisciplinar, transtornos estruturais e comprometendo todo planejamento de abastecimento de materiais, insumos e medicamentos.



A SES e a FHS contam com o apoio dos órgãos de controle (Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal) para que medidas emergenciais e de responsabilidade jurídica sejam tomadas.



No mês de outubro, o Huse realizou 13.509 atendimentos totais, sendo que 11.666 foram classificados como de baixa complexidade (5.594 foram usuários de Aracaju).

 

SES

Foto: Ricardo Pinho

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.