Poder e Cotidiano em Sergipe
Facebook e Whatsapp usam petição online como estratégia contra bloqueio do aplicativo 4 de Maio 7H:23

Facebook e Whatsapp usam petição online como estratégia contra bloqueio do aplicativo

Entre as medidas tomadas para reverter o bloqueio do aplicativo usado por cerca de 100 milhões de brasileiros e, principalmente, garantir que decisões como esta não se repitam mais, tanto o Facebook quanto o Whatsapp recorrem à estratégia de pressionar o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e a Anatel por meio do abaixo-assinado criado na plataforma Change.org pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio).

 

As duas redes sociais utilizam as duas páginas no Facebook para convocar os seus seguidores a assinarem a petição. Criada segunda-feira (2), a mobilização conta com mis 50 mil apoios.

 

O documento online convida, ainda, para a reunião da Frente Parlamentar pela Internet Livre que acontecerá em Brasília, hoje, dia 03, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 18h.

 

Na opinião do ITS-Rio, o bloqueio do Whatsapp no Brasil é ilegal, inconstitucional e proibido pelo Marco Civil da Internet. O instituto chama a atenção para que os parlamentares reconsiderem projetos de lei para bloquear sites e serviços online, seja por qual motivo for. Ainda, segundo o abaixo-assinado, “o projeto que determina o bloqueio de sites e aplicativos coloca crime de terrorismo junto com a violação de direitos autorais, o que abre portas para a censura e que mais bloqueios aconteçam no Brasil”.

 

O Tribunal de Justiça de Sergipe, responsável pelo bloqueio, emitiu nota explicando que o motivo da decisão é o não cumprimento “da determinação judicial de quebra do sigilo das mensagens do aplicativo para fins de investigação criminal sobre crime organizado de tráfico de drogas, na cidade de Lagarto/SE”. A nota afirma que o juiz responsável pelo caso, Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal do Município de Lagarto, se baseou nos artigos da Lei do Marco Civil da Internet.

 

O abaixo-assinado está em www.change.org/BloqueioNao

Foto: Foto: Brent Lewin/Bloomberg

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.