Poder e Cotidiano em Sergipe
Fábio Mitidieri se reúne com Lula e defende união para impedir barbárie 10 de Janeiro 9H:14
PODER

Fábio Mitidieri se reúne com Lula e defende união para impedir barbárie

Governador enfatiza defesa da Democracia após atos de vandalismo em Brasília

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, na noite desta segunda-feira (9), de reunião convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para discutir e apoiar ações conjuntas com governadores, e com os poderes Legislativo e Judiciário, após os atos antidemocráticos que atingiram a Praça dos Três Poderes, na capital federal, no domingo (8). O encontro aconteceu menos de 24 horas após o episódio de vandalismo.

Fábio lembrou que Sergipe enviará 40 integrantes da Polícia Militar para reforçar o efetivo da Força Nacional no Distrito Federal. Ele criticou os ataques às instituições e ao povo brasileiro, assim como defendeu a apuração rigorosa de todos os fatos, para que episódios desta natureza não voltem a ocorrer no Brasil.

"Esta foi uma primeira reunião para fortalecermos a nossa democracia depois de todo o vandalismo que vimos aqui, ontem. Os 27 governos de Estados e do Distrito Federal estiveram aqui presentes fortalecendo, ao lado do STF, da Presidência da República, do Congresso Nacional, fortalecendo a nossa unidade na defesa do Estado Democrático de Direito", afirmou Fábio.

"O estado de Sergipe já destinou 40 homens e mulheres para também ajudar a Força Nacional, fazendo a nossa parte. Acho que é nesse momento de dificuldade que os estados têm que mostrar a sua força e o seu apoio e foi isso que nós fizemos", comentou o governador.

O presidente Lula disse que o país não vai permitir que a democracia escape das mãos. Ao encerrar a reunião, disse que a democracia é o único regime que pode possibilitar que todas as pessoas no Brasil possam fazer três refeições por dia.

"Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos, porque é a única chance de a gente garantir que esse povo humilde consiga comer três vezes ao dia, ou ter direito de trabalhar", disse Lula. Ele também afirmou que as instituições vão investigar e vão chegar até os financiadores dos atos golpistas em Brasília.

Foram a Brasília 23 governadores. Os outros quatro estados enviaram representantes. Todos os discursos no encontro foram de defesa da democracia e repúdio aos ataques do domingo, quando uma minoria radical depredou o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a reunião no Palácio do Planalto, as autoridades caminharam até o prédio do STF, a convite da presidente Rosa Weber, para observar a destruição feita na sede do Poder Judiciário brasileiro. "Temos que tirar de exemplo este fato e nos unir para que nunca mais a barbárie tente ameaçar nosso país", destacou Fábio Mitidieri, consternado com a destruição das instalações.

Também participaram do encontro a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o presidente em exercício do Congresso Nacional e do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo, o presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, entre outros ministros do Governo Federal, como o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, e do Supremo. Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), participou da agenda o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

 
 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.