Poder e Cotidiano em Sergipe
Exploração do pré-sal será destravado, diz André Moura 5 de Setembro 8H:45

Exploração do pré-sal será destravado, diz André Moura

Um dos projetos prioritários do Governo Federal para para votação em setembro na Câmara Federal é o PL 4567/2016 que altera a Lei 12.351/10, e retira da Petrobras a condição de operadora exclusiva da exploração do pré-sal.



A matéria já foi aprovada em Comissão Especial, aguarda apreciação pelo plenário da Casa e, de acordo com o líder do governo Michel Temer na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC/SE), toda a base aliada é favorável. O governo acredita que, com a desobrigação de participação da Petrobras, ela poderá escolher os ativos que considerar mais rentáveis.

 

"Com a mudança nos contratos, investimentos serão destravados aliviando não somente a União como também a empresa de uma dívida de aproximadamente R$450 bilhões", explicou.


O investimento obrigatório na exploração dos campos de pré-sal pela Petrobrás não é tido como vantajoso devido à sua atual incapacidade de administração. O professor na área de Petróleo e Gás da FGV, Alberto Machado Neto, avalia que "as amarras legais deixaram toda a responsabilidade para a Petrobras e prejudicaram seu poder de decisão por mero uso político e ideológico, quando, do ponto de vista empresarial, nem sempre seria vantajoso bancar o investimento”, considerou.



A estatal já possui R$ 30 bilhões, em carteira, [o que corresponde a 40% da produção] dos campos já explorados de pré-sal que continuarão sendo extraídos caso a mudança seja aprovada.



A discussão do PL foi iniciada no plenário da Câmara na terça-feira (30), mas, com o encerramento da sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), marcou a votação para a semana que inicia em 12 de setembro.


AssCom/AM
Foto: Petrobras/Pré-sal

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.