Poder e Cotidiano em Sergipe
Exploração agropecuária é a principal fonte poluidora de mananciais de Sergipe 11 de Maio 7H:14

Exploração agropecuária é a principal fonte poluidora de mananciais de Sergipe

O avanço da exploração agrícola e pecuária de forma desenfreada é apontado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento como a principal fonte poluidora de mananciais e degradação do solo. O manejo de culturas em áreas onde não há aptidão, uso de fertilizantes, pisoteio do gado, são algumas ações que acarretam em prejuízos ao meio ambiente, à sociedade humana e interferem no trabalho da Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso.



A Companhia levanta relatórios para controle interno e para alertar os órgãos competentes sobre ações de produtores rurais que ameaçam a qualidade e quantidade dos recursos hídricos utilizados para o abastecimento.

 


“Alguns dos municípios que nós atendemos são abastecidos por  microbacias com vazão mínima, onde qualquer interferência sem estudo de impacto pode afetar toda uma população”, explica o Gerente de Meio Ambiente da Deso, Cláudio Júlio.

Casos alarmantes
Em Boquim, a captação que abastece a cidade é feita no Riacho do Grilo. O córrego tem sofrido com o risco de poluição por manipueira, devido, principalmente, ao trabalho de casas de farinha nas proximidades do manancial.


 Depois que a mandioca é prensada, ela elimina este líquido amarelo (manipueira) que, de acordo com pesquisadores, é um agente poluidor dezenas de vezes superior ao esgoto doméstico.  

De acordo com o Superintendente de Sistemas Regionais de Água, Carlos Anderson, nos períodos chuvosos, a Deso é forçada a diminuir a utilização das águas do riacho, porque  quantidade de material tóxico carreado chega a níveis muito elevados.

 

“Foi preciso estudar alternativas para abastecer e cidade de Boquim e ficou definido utilizar alguns poços no município de Salgado para suprir a demanda do município vizinho. A adutora é de 4,5 km e está em fase de conclusão ”, diz ele.  

Em Cristinápolis, a água disponível para abastecimento é ameaçada outra ação antrópica: represamentos irregulares no Riacho Brejo. A Diretoria de Operação da Deso identificou, ainda em 2015, que um proprietário rural da região estava sendo responsável pelo desabastecimento da cidade. O homem construiu uma barragem e mantinha uma bomba muito potente funcionando para irrigar sua plantação intensiva, sem autorga de órgãos ambientais.

O barramento irregular do manancial, além de extraviar a água antes que ela chegue ao ponto de captação, na vazão necessária, compromete a sobrevivência do corpo hídrico.

A Companhia acionou o Ministério Público, que, por sua vez, chegou a abrir uma ação contra o proprietário. Mas,o problema se repete em todo o estado.

Outros exemplos
No município de Santo Amaro das Brotas, a captação irregular associada à condição climática já chegou a interferir diretamente no abastecimento. “O riachinho é tão pequeno que a gente quase não tem como colocar o aparelho para medir vazão. Ele concentra em um ponto, que é onde fazemos a captação. A questão é que os vizinhos perfuraram poços e estão tirando água antes que ela chegue no final do curso. A retirada está sendo maior que a capacidade de reposição e sem chuva isso piora ”, diz Cláudio Júlio.

O represamento feito sem autorização da Agência Nacional de Águas - ANA (nos casos de rios federais) e  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos- Semarh (para os estaduais), é crime ambiental, segundo a lei 9605/98.

A Deso realiza vistorias e monitora a qualidade e quantidade da água nas proximidades das áreas onde realiza captação para informar ao órgãos competentes a fim de prevenir esta e outras ações que colocam em risco o meio ambiente. Mas cada cidadão também deve fazer a sua parte e denunciar casos suspeitos à Polícia Ambiental (PPAmb) pelo telefone (79) 3226-7100.

 

Deso

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.