Poder e Cotidiano em Sergipe
Exército Brasileiro, em Sergipe, se une ao Estado na luta contra o Aedes aegypti 7 de Dezembro 17H:29

Exército Brasileiro, em Sergipe, se une ao Estado na luta contra o Aedes aegypti

A luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus, ganhou hoje, 7, um forte aliado.


É que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou – e foi prontamente atendida – o apoio do 28º Batalhão de Caçadores do Comando do Exército Brasileiro em Sergipe.



A parceria firmada vai reforçar as ações de prevenção e combate ao vetor, criando um ambiente comum de trabalho com a participação dos agentes de endemias da Brigada Itinerante da SES, agentes dos municípios e, agora, cerca de 100 militares.


“Temos um inimigo comum. Por isso, vamos nos unir à força tarefa do Estado, visando eliminar os focos do mosquito e orientar a população, atuando de maneira integrada à equipe”, confirmou o tenente-coronel Silva Neto, comandante do 28º Batalhão.


O trabalho terá início na próxima quinta-feira, 10
, quando os militares participarão de uma capacitação com os agentes de endemias de sete municípios. Lá, eles serão orientados e participarão do planejamento das visitas nas residências.


“A ação efetiva será iniciada no sábado, 12, no município de Barra dos Coqueiros.
A cada visita, dois militares devem acompanhar um agente, vasculhando todos os possíveis criadouros do mosquito e intensificando o trabalho realizado”, explicou o tenente-coronel, pedindo a colaboração da população.


“Abram suas portas e recebam as equipes. As pessoas precisam se conscientizar de que a luta é de todos, e nós só teremos resultados positivos se houver a participação do povo”, ressaltou o comandante Silva Neto.


Luta de todos
Segundo dados da SES, 82% dos focos do mosquito em Sergipe são encontrados em reservatórios de água, dentro das casas das pessoas. Por isso, o apelo para a conscientização é válido e necessário, como afirma o secretário de Saúde de Sergipe, José Sobral.


“A estratégia depende da contribuição de todos, principalmente porque o combate ao Aedes aegypti não acontece uma única vez. Existe um ciclo de quatro semanas que precisa ser cumprido para que a visita surta efeito”, esclareceu o gestor, pedindo que a população monitore suas casas o tempo inteiro.


Sobre a adesão do Exército Brasileiro na luta contra o mosquito, José Sobral disse que isso dará uma maior credibilidade ao trabalho, pois as pessoas sentirão mais segurança em receber as equipes. “Assim, conseguiremos ampliar o número de municípios e residências visitados”, complementou. Para o secretário, está claro que o momento é de prevenção, uma vez que o vetor vem se fortalecendo e transmitindo outras doenças, além da Dengue, que ainda são pouco conhecidas.


Assim é com o Zica Vírus, por exemplo, que já tem sua relação comprovada com o aumento de casos de microcefalia no Nordeste – são 100 casos notificados em 36 municípios sergipanos, até agora. “Infelizmente, quando se identifica a patologia, não há nada que possa reverter o caso. Por isso, a única ação é a prevenção. Declarar guerra contra o agente transmissor, o Aedes aegypti, e, assim, combater essas doenças”, frisou José Sobral.


Brigada Itinerante

Nesta semana, a Brigada Itinerante do Estado estará nos municípios de Japoatã, entre os dias 7 e 9, e Pirambu, nos dias 10 e 11. É importante que os moradores recebam os agentes de endemias e contribuam com o trabalho na busca por possíveis focos. As equipes também farão vistorias em praças e terrenos baldios, e estarão em algumas escolas das regiões para realizar um trabalho educativo com crianças e adolescentes.


Na programação do mês de dezembro, também está definida a visita do carro fumacê nos municípios de Neópolis, Capela, Siriri, Cedro de São João, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Pirambu, Japaratuba, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Pedrinhas e Gararu. A estratégia para o mês de janeiro será divulgada em breve, baseada nos estudos que detectam as regiões de alto índice de infestação.


Fonte: ASCOM/ 28º BC

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.