Poder e Cotidiano em Sergipe
EXCLUSIVO: Audiências de custódia liberaram mais de 41% dos presos em flagrante 15 de Janeiro 12H:23
PODER | Por Diego Rios (Colaborador)

EXCLUSIVO: Audiências de custódia liberaram mais de 41% dos presos em flagrante

Apenas 1% dos detidos alegaram violência no ato da prisão

Um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através dos Tribunais de Justiça, apontou que o Estado de Sergipe colocou em liberdade 2.117 pessoas em 2017, o equivalente a 41,29% do total levado às audiências de custódia por cometimento de algum tipo de delito.

A Audiência de Custódia consiste na garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisão em flagrante. A ideia é que o acusado seja apresentado e entrevistado pelo Judiciário, em uma audiência em que serão ouvidas também as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso.

Os números apontam também que 3.010 pessoas (58,71%) tiveram a prisão preventiva expedida durante essas audiências, e apenas 57 delas (1%) alegaram violência policial no ato da prisão.

Esse baixo número de alegação de violência chama a atenção quando comparado com o Estado vizinho de Alagoas, onde foram registados 407 casos deste tipo, o equivalente a 22% do total.

Dos nove estados nordestinos, Sergipe ocupou a sétima colocação quando o assunto foi a concessão de soltura durante as audiências de custódia.

Comparando com a média nacional, que apurou 44,68% de concessões de liberdade, o Estado aparece com cerca de 3 pontos percentuais a menos.

Já no quesito prisão preventiva, Sergipe ficou acima da média nacional, que é 55,32%. No estado, foram 58,71% dos que passaram pela audiência de custódia

Confira o resultado completo da pesquisa clicando Aqui.

*Com informações do Conselho Nacional de Justiça

Foto: Pixabay

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.