Poder e Cotidiano em Sergipe
Ex-ministra dos Direitos Humanos vai proferir palestra no TCE nesta quarta-feira 5 de Março 13H:20
COTIDIANO

Ex-ministra dos Direitos Humanos vai proferir palestra no TCE nesta quarta-feira

A ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, vai compor a programação do evento “Mulheres em Conta”, que será promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), nesta quarta-feira, 6, às 9h, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A professora Fátima Gavioli, secretária de Educação do Estado de Goiás, também será palestrante.

Além das palestras, a ação terá ainda uma roda de conversa com mulheres de destaque em diversos segmentos na vida pública e iniciativa privada.


"Será uma grande celebração a todas as mulheres, seja pelo seu papel fundamental na sociedade, ou pelos inúmeros desafios enfrentados diariamente; é com muito carinho que estamos preparando este evento que faz parte de uma série que faremos durante todo o mês”, destaca a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.


As homenagens às mulheres tiveram início no TCE já no primeiro dia do mês, com a exibição de uma ilustração temática na área de trabalho de todos os computadores do órgão. A peça, composta por fotos das conselheiras Susana Azevedo e Angélica Guimarães, é atualizada diariamente, sempre com imagens de diferentes servidoras.


Nas redes sociais, o Tribunal lançou o quadro "Notáveis Sergipanas", destacando perfis de mulheres nascidas em Sergipe que deixaram ou ainda deixam sua marca no ensino, na cultura, na ciência e em diversos outros campos.
Já na última sexta-feira, dia 1º, a Corte de Contas publicou Portaria que disciplina a manutenção da proporcionalidade entre homens e mulheres nos cargos de liderança de nível estratégico-tático no órgão.

Luislinda Valois

Luislinda Dias de Valois Santos nasceu em Salvador, na Bahia, em 1942. Filha de uma lavadeira, de um motorneiro de bonde, e neta de um escravizado, teve uma infância pobre. Com a morte precoce de sua mãe, ajudou a cuidar dos irmãos e, por isso, formou-se em Direito na Universidade Católica de Salvador aos 39 anos de idade.


Tornou-se juíza em 1984, e nunca dispensou o uso de colares de candomblé em suas audiências. Foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país, em 1993. Criou, em 2003, o projeto “Balcão de Justiça e Cidadania”, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador.
Em 2011, foi promovida, por antiguidade, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aposentando-se alguns meses depois. No dia 2 de fevereiro de 2017 foi anunciada ministra de Estado dos Direitos Humanos do Brasil pelo presidente Michel Temer, cargo que ocupou até fevereiro de 2018.

Fátima Gavioli

A atual secretária de Estado da Educação, Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira assumiu a Pasta em 2019. Nascida no dia 5 de fevereiro, é formada em Letras, Direito e Pedagogia. Também é mestre em Educação, pós-graduada em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública de São Paulo (CLP/SP) e doutora em Psicologia da Educação na PUC do Rio Grande do Sul.


Foi secretária de Educação do Estado de Rondônia no segundo mandato do ex-governador Confúcio Aires Moura, entre 2014 e 2016. Entre 2016 e 2017, Fátima Gavioli foi vice-presidente e representante da região Norte no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A secretária também participou do Fórum Nacional de Educação no período de 2015 a 2017.

Fonte: TCE SE

Foti=o: TCE SE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.