Poder e Cotidiano em Sergipe
Estudantes de Arquitetura realizam intervenção em praça do Ponto Novo 25 de Setembro 13H:35

Estudantes de Arquitetura realizam intervenção em praça do Ponto Novo

O ultimo sábado, 23, foi um dia diferente para estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que levaram para a Praça Aída Bispo Sucupira, no bairro Ponto Novo, uma intervenção intitulada "A Praça é Sua". O evento surgiu durante discussões em sala de aula, na disciplina de Projeto Paisagístico, com a intenção de provocar os moradores quanto à utilização da praça, das mais variadas formas.

"Iniciamos com uma limpeza da praça, seguida da intervenção de artistas de rua, grafiteiros. Os alunos também promoveram ações como filmagem e desenhos na praça junto com os moradores. A demonstração dos alunos foi de que os espaços públicos podem ser utilizados das mais diversas formas", afirmou a professora da disciplina e uma das idealizadoras do projeto, Sarah França.

O projeto é uma parceria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFS com a Fundação Brasil Ecoar e apoio da empresa Torre, contemplando ações que buscam a mobilização da população local, no sentido de ressignificar o imaginário negativo dos espaços públicos degradados, estimulando apropriações diferenciadas, que levem a processos de resistência na construção de uma cidade mais inclusiva, com lugares de qualidade para todos.

"O intuito é de que a partir das ações promovidas no evento, a população seja provocada e induzida a questionar. Essa experiência de poder vivenciar a Arquitetura e o Urbanismo além da sala de aula nos aproxima não só da realidade que teremos que enfrentar, mas, principalmente, como auxiliarmos na formação de uma cidade igualitária e que beneficie a todos", destacou a estudante, Mariana Trindade.

A Praça Aída Bispo foi tomada por moradores, desde crianças até idosos, que não mediram esforços para contribuir com a principal ideia do projeto de transformar o local e dar uma dimensão de pertencimento e afinidade com a comunidade.

"Pensamos na Fundação Brasil Ecoar como forma de se somar à nossa luta e nos ajudar a promover um evento de melhor qualidade, pois sabemos dos seus ideais com as questões ambientais. E foi o que aconteceu", ressaltou a estudante Mariana.

Devido ao sucesso do evento do evento "A Praça é Sua", professores e estudantes já pensam em levar o projeto a outros bairros e vislumbrar cenários transformadores também para outras comunidades.

FOTOS: Luli Morante

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.