Poder e Cotidiano em Sergipe
Estância reduz testagem de esquistossomose 19 de Fevereiro 5H:01
COTIDIANO | Por Diego Rios (Colaborador)

Estância reduz testagem de esquistossomose

De tempos em tempos, a informação sobre a possibilidade de novos casos de esquistossomose na região conhecida como Lagoa dos Tambaquis, no município de Estância, ressurge em diálogos através das redes sociais.

Apesar disso, em 2020 apenas nove casos da doença foram computados no município, número menor do que os 22 registrados no ano anterior.

O problema é que em 2020 a Prefeitura de Estância reduziu o número de exames em quase 110%. Ao todo, 438 exames foram feitos em 2019, contra 179 amostras analisadas em 2020.

Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Endemias, recomendou aos gestores municipais a intensificação da busca ativa por pacientes com esquistossomose.

A orientação se deu pelo fato de Sergipe ter 51 municípios endêmicos para a doença e do número de casos e de óbitos registrados nos últimos dois anos. Em 2020, foram contabilizados 2.094 casos, com 26 óbitos contra os 3.813 casos ocorrências e 28 óbitos em 2019.

Tiveram casos confirmados em 2020: Areia Branca; Campo do Brito; Divina Pastora; Estância; Indiaroba; Itabaiana; Itabaianinha; Itaporanga D´Ajuda; Laranjeiras; Nossa Senhora do Socorro; Pacatuba; Propriá; Santa Rosa de Lima; São Francisco; Simão Dias e Tomar do Geru.

Em nota, a Prefeitura de Estância afirmou que realiza inspeções epidemiológicas nas regiões endêmicas para a esquistossomose rotineiramente, sendo a última visita realizada na última terça-feira, 16, na Lagoa dos Tambaquis.

Confira a nota na íntegra:

Nota Pública

O Governo Municipal de Estância esclarece que o setor de Endemias realiza inspeções epidemiológicas nas regiões endêmicas para a esquistossomose rotineiramente. Nessas visitas, os Agentes realizam uma Busca Ativa de acordo com as normativas do Programa de Controle da Esquistossomose do Ministério da Saúde (PCE).

Nesse aspecto, é importante frisar que a última visita da Coordenação de Vigilâncias Epidemiológica, foi realizada na última terça-feira, dia 16 de fevereiro, em diversos pontos da Lagoa dos Tambaquis.

Esclarecemos ainda, que o controle epidemiológico é feito em parceria com o Governo do Estado, através do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), local onde é feita a análise das amostras dos caramujos coletados na Busca Ativa.

Ao contrário do que tem circulado em mensageiros e redes sociais, a Atenção Básica de Estância não registrou nenhum aumento de casos da doença no município.

Por fim, a administração municipal reitera que preza pela saúde pública e repudia a divulgação de informações infundadas a respeito da região da lagoa, uma vez que estas causam grande impacto em função de toda a comunidade que sobrevive daquele espaço.

Estância, 18 de Fevereiro de 2021

Secretaria Municipal da Saúde

Prefeitura de Estância

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.