Poder e Cotidiano em Sergipe
Escolas Estaduais vão contar com postos de segurança 24horas e vigilantes armados 7 de Fevereiro 15H:01

Escolas Estaduais vão contar com postos de segurança 24horas e vigilantes armados

Com o intuito de diminuir a grande ocorrência de furtos nas unidades de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), está inserindo postos de vigilância terceirizada por 24horas, inclusive feriados e fins de semana. Um estudo realizado pela área de segurança da Seed apontou escolas que apresentam um alto índice de furtos, arrombamentos e invasão. Diante disso, estas unidades estão sendo contempladas com uma ação maior e preventiva.


De acordo com o diagnóstico, a princípio, 20 instituições de ensino estarão recebendo os postos. Os vigilantes, inclusive, terão porte de arma, mas só atuarão com o armamento no período compreendido entre o término das aulas escolares (noturno) e antes do recomeço (diurno).

"Em qualquer escola onde tiver professor, aluno, reposições de aulas, pré-universitário, ensaios juninos e outras atividades que envolvam a presença de pessoas, estes vigilantes não estarão armados, apenas atentos à preservação do patrimônio público", ressalta o secretário da Educação, Jorge Carvalho.

 
O chefe da Segurança Escolar da Seed, Charles Hardman, explicou a logística e a necessidade de se desenvolver essa atividade. "Diante do resultado do nosso estudo, ficou claro que precisávamos inserir esses postos com 24horas de vigilância nas escolas, tanto para guarnecer o patrimônio, quanto para proteger funcionários e alunos da ação de meliantes em cada região. Esperamos evitar arrombamentos e furtos de merendas e material administrativo", disse.

 
Exemplos
Ainda conforme a Segurança da Seed, a medida não afetará os vigilantes efetivos da casa. "Muito pelo contrário, eles estão sendo deslocados para escolas com ínfimos índices de ocorrências, na maioria deixando de trabalhar à noite, sem prejuízo de suas ações como servidor público", afiança Hardman.

 
No Bugio, a Escola Estadual José de Alencar Cardoso já está funcionando o projeto e é com alivio que a coordenadora, Ana Isabel Mendonça, fala da importância dessa ação.


"Os alunos já vêem para a escola com tranqüilidade, agora nós sentimos muito mais protegidos com mais afinco para trabalhar e os alunos para aprenderem com paz e segurança", enfatiza.

 
Outra unidade que já recebeu o posto da vigilância 24horas foi a Escola Jornalista Paulo Costa, também situada no conjunto Bugio. "Foi um ato de ‘socorro'. Sinto como se tivéssemos sido salvos de algo pior. Agora trabalho na minha sala, tranqüila. A presença de vigilante inibe ações violentas. Estou muito feliz", conta com alegria a secretária Nivalda Santos Cardoso.

 
Bergson Santana, 11, aluno da escola, comenta a medida protetiva. "Muito feliz. Quando cheguei aqui que vi o vigilante fiquei aliviado, sabendo que agora teremos mais condições de estudo. Agradeço a Secretaria por pensar nos estudantes e colocar esse posto aqui. Pessoas que vinham aqui sem estudar na Jornalista Paulo Costa, já não vieram mais, porque se sentiram inibidos com a presença do vigilante e isso é muito bom", afirma com entusiasmo.

 
Funcionamento piloto 
Além das Paulo Costa e Alencar Cardoso, outras quatro escolas já estão com a vigilância ostensiva: (Escola Estadual Frei Inocêncio, em Nossa Senhora do Socorro); (Escola Estadual Dom. José Vicente Távora, em Tomar do Geru); (Colégio Estadual Gov. Augusto Franco, no Santos Dummont) e (Estadual Min. Geraldo Barreto Sobral ‘CAIC', no Bairro Industrial).

 
As demais, até o final do mês de fevereiro, já terão sido contempladas com a nova vigilância, porque aguardam tramites burocráticos, por força da terceirização do serviço por conta da Seed.

 
Escolas Contempladas

Aracaju - Escola Estadual Don Vicente Távora; Colégio Estadual José Rollemberg Leite; Escola Estadual Min. Geraldo Barreto Sobral (CAIC); Escola Estadual Olímpia Bittencourt; Colégio Estadual Governador Albano Franco; Colégio Estadual Sec. Francisco Rosa Santos; Estadual Rodrigues Dórea; Escola Estadual José de Alencar Cardoso; Escola Jornalista Paulo Costa e Colégio Estadual Gov. Augusto Franco;

 
Nossa Senhora do Socorro - Escola Estadual Frei Inocêncio; Escola Estadual Poeta João Freire Ribeiro; Colégio Estadual Juscelino Kubitschek; CAIC Jornalista Joel Silveira; Escola Estadual Prof. Rosa Maria; Colégio Estadual Prof. Nilson Socorro e Escola Estadual Prof. Júlia Teles;


Barra dos Coqueiros - Escola Estadual Prof. José Franklin;

 
Tobias Barreto - Escola Estadual Rural Engenheiro José Carvalho;

 
Tomar do Geru - Escola Estadual Dom. José Vicente Távora.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.