Poder e Cotidiano em Sergipe
Escola profissionalizante de Boquim inicia atividades 28 de Janeiro 17H:06

Escola profissionalizante de Boquim inicia atividades

Interiorizar o ensino técnico e superior é promover mudanças na economia dos municípios e abrir perspectivas para a sua população. Na próxima segunda-feira, 2, o Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes Faria (Dona Marieta), localizado em Boquim, abre inscrições para o Processo Seletivo em fruticultura.

Estão sendo ofertadas um total de 120 vagas. Desse total, 40 são para alunos que já concluíram o ensino fundamental e 80 para alunos que concluíram o ensino médio. As inscrições prosseguem até o dia 13 de fevereiro. O edital está disponível no site da Seed.

“Essa escola irá qualificar e preparar para o futuro a juventude de Boquim e essa é a função do Governo. Somente pela educação se alcança um futuro melhor. Muitos jovens, não apenas de Boquim, mas de cidades vizinhas como Pedrinhas a Arauá poderão estudar no Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes Faria, perto de casa. O povo agradece”, declarou o governador Jackson Barreto.


A meta é que, nos próximos anos, Sergipe tenha pelo menos uma escola profissionalizante em cada um dos seus oito territórios. Além de Boquim, já estão em funcionamento a escola profissionalizante em Neópolis, na área de agroindústria;  em Aracaju nas áreas de bares e restaurantes, condomínios, rede de  computadores e Conservatório de Música;  Poço Redondo na área de agropecuária e Japoatã na área agrícola. A escola de Carmópolis  inicia as atividades este ano na área de Petróleo e Gás.


Serão construídos Centros profissionalizantes em Nossa Senhora de Socorro, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba, Indiaroba e Simão Dias. As escolas serão erguidas com recursos do Proinveste. Desde 2007, as matrículas de ensino técnico de nível médio, no Brasil, subiram 109,2 %. Em Sergipe, segundo o Censo da Educação Básica de 2013, no entanto, o número de matrículas em cursos profissionalizantes cresceu 953, 9 %, no mesmo período, 8,7 vezes a mais que a média nacional, consequência, principalmente, dos esforços do Governo do Estado para o desenvolvimento do ensino técnico em Sergipe. Saltamos de 213 matrículas em 2007 para 2.245 em 2013.


Entre reformas e construção de centros estadual de educação profissional, o investimento chega a R$ 73.903.935,23. Os recursos, frutos de parceria entre o governo estadual e federal, foram aplicados na construção dos Centros Estadual de Educação Profissional; aquisição de mobiliários e equipamentos; implantação de cursos técnicos na forma integrada; formação de professores e profissionais de serviço de apoio-escolar; infraestrutura e recursos pedagógicos; reforma e ampliação de unidade de educação profissional e tecnológica.


Vocação
Observa-se que há a preocupação do Governo do Estado em ofertar, em cada município que já recebeu ou receberá uma escola de ensino técnico, cursos que sejam voltados à vocação cultural e econômica de cada região, facilitando a absorção pelo mercado de trabalho da região e do aluno capacitado. O cuidado do Estado funciona como uma via de mão dupla, por um lado, os incentivos do governo na atração de indústrias e o crescimento nos serviços no interior, entre outros, proporcionam o aumento da oferta de emprego em cada região; por outro, capacitam-se os jovens da região para que possam ocupar as vagas existentes e futuras com mão de obra qualificada, em uma demonstração clara de atenção e zelo pelo futuro dos jovens sergipanos e de Sergipe como um todo.


Boquim

Inaugurado no dia 20 de março de 2014 o Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes de Faria é a primeira escola técnica do município de Boquim e oferece o curso Técnico em Fruticultura com a duração de 24 meses na modalidade presencial. O centro também oferece outros cursos de formação inicial e continuada, nos eixos de Informação e Comunicação, e Gestão em Negócios. O projeto foi desenvolvido a partir de um modelo seguindo as normas do MEC.


O curso de fruticultura, cuja inscrição tem início segunda-feira, 2, é destinado para os alunos com o ensino médio concluído terá a duração de dois anos, sendo ofertadas 40 vagas no turno da manhã e outras 40 no turno da tarde. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes de Faria (Dona Marieta), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 21h. No momento da inscrição, o candidato deve apresentar fotocópia da carteira de identidade, duas fotos 3X4 e o certificado de conclusão do ensino médio (original) e comprovante de residência No ato da inscrição o candidato receberá o seu comprovante.


Já para o curso destinado a alunos que concluíram o ensino fundamental estão sendo ofertadas 40 vagas, com a duração de três anos, sendo o curso integrado nos turnos da manhã e noite. O horário e local das inscrições são os mesmos dos alunos concludentes do ensino médio e além da documentação já descrita, o candidato deverá apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental.


"É o governo do Estado incentivando os jovens ao estudo e para a vocação da sua terra, tendo a certeza que, num futuro breve, serão aproveitados pelo mercado de trabalho local", pontua o secretário da Educação, Jorge Carvalho.


Matrícula

Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula nos dias 23 e 24 de fevereiro, levando os seguintes documentos: histórico de conclusão do ensino do ensino fundamental ou médio (levando em conta a modalidade de inscrição); três fotografias 3x4 recentes; fotocópia da carteira de identidade e do título de eleitor e comprovante de votação (para maiores de 18 anos); fotocópia do certificado de reservista (sexo masculino); termo de compromisso assinado, preparado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes de Faria (Dona Marieta); fotocópia do comprovante de residência com CEP e fotocópia do CPF. O início do ano letivo está previsto para o dia 2 de março de 2015.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.