Poder e Cotidiano em Sergipe
Entenda a diferença entre os repelentes e saiba como escolher o seu 15 de Dezembro 5H:30

Entenda a diferença entre os repelentes e saiba como escolher o seu

Saber escolher um repelente é fundamental para se proteger adequadamente. Ainda mais quando o assunto é proteção contra o mosquito causador da dengue e do vírus Zika.


De acordo com a diretora técnica da Pharmapele, Luisa Saldanha, a ANVISA libera três componentes presentes em repelentes com segurança para as grávidas: DEET, Icaridina e IR 3535.


"No entanto, eles apresentam diferenças quanto ao tempo de proteção e seu perfil toxicológico. Por exemplo, o IR 3535 é o único que, mesmo em concentrações mais altas (20%), pode ser usado por bebês a partir de seis meses. Os outros dois só podem ser usados em crianças a partir de dois anos", destaca.


O tempo de proteção, segundo ela, também tem a ver com a concentração desses princípios ativos na fórmula dos produtos (industrializados ou manipulados).


"Quanto maior a dose, maior a eficácia e duração de proteção do repelente. Mas produtos com maior perfil tóxico, como DEET e Icaridina, não podem ser administrados em doses muito altas, porque há risco de problemas tóxicos e irritativos à pele", afirma. "O IR 3535 a 20% tem durabilidade de sete horas, enquanto as opções de mercado duram em torno de duas horas", explica.


Luisa explica que uma boa opção é manipular a fórmula. "Com isso, a dose pode ser administrada com segurança, já que nem sempre os produtos industrializados nos informam a concentração dos ativos. Também é importante porque o repelente manipulado pode associar ingredientes hidratantes, evitando aquele ressecamento que muitos produtos com essa finalidade acabam provocando", destaca.


Ao manipular, para ter ação de hidratação, Luisa sugere ingredientes como: peptídeos da proteína do trigo, derivados do açúcar (suavizante e anti-irritante), silicone especial e glicerina, que apresenta propriedades hidratantes.


A diretora ainda acrescenta que os três princípios ativos oferecem proteção efetiva para evitar doenças como a dengue e chikungunya.


Fonte: Assessoria Pharmapele
Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.