Poder e Cotidiano em Sergipe
Empresários defendem rigor na fiscalização, para evitar lockdown 4 de Março 4H:44
PODER | Por Max Augusto

Empresários defendem rigor na fiscalização, para evitar lockdown

- Representantes dizem que reabertura do comércio não gerou aumento de casos.

- Comitê Técnico-Científico se reúne hoje e avalia necessidade de toque de recolher ou lockdown

- Inteligência da SSP usou drone para mapear aglomerações e possui imagens de festas em locais nobres, como a Praia do Saco

Entidades que representam empresários vão propor ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que haja mais rigor na fiscalização das medidas sanitárias e distanciamento social, como forma de evitar que seja decretado um novo lockdown, ou mesmo um toque de recolher.

O Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) se reúne logo mais às 10 horas para analisar os números da pandemia em Sergipe e anunciar se serão necessárias a adoção de medidas mais duras.

Entidades como a Acese, Fórum Empresarial, Fecomércio e Abrasel apresentaram um ofício ao governador, destacando dados da própria Secretaria Estadual da Saúde, mostrando que durante os 132 dias de fechamento do comércio no estado, os casos de contaminação por covid-19 subiram de 7 para 57 mil.

Também destacaram que da reabertura do comércio até o mês de dezembro os índices voltaram a cair – tanto que a quantidade de leitos UTI covid foram reduzidos, nas redes públicas e privada.

Além do fortalecimento da fiscalização, as entidades empresariais sugeriram até a instalação de barreiras nos calçadões, com a proibição de circulação das pessoas sem máscara.

Eles também solicitaram que se houver toque de recolher, haja distinção entre algumas atividades próprias do período – como por exemplo os motoboys e comerciantes que trabalham com delivery.

Reveillon e Carnaval
Existe a avaliação de alguns setores de que os grandes responsáveis pelo novo pico de contaminação pelo coronavírus tenham sido os períodos de reveillon e carnaval, onde muitas pessoas participaram de festas, aglomerações e viajaram – inclusive para outros países ou estados que já estavam em situação de alerta.

O BLOG também recebeu a informação de que o setor de inteligência da polícia tem um mapeamento completo de onde as aglomerações estão acontecendo – incluindo em áreas particulares como casas de praia e chácaras. Há também locais como as praias do Viral ou da Cinelândia, outros conhecidos pontos de aglomeração.

Um drone foi utilizado pela inteligência da polícia para ajudar neste mapeamento – e a SSP possui imagens de aglomeração em festas particulares, em residências localizadas em locais nobres, como a Praia do Saco.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.