Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Sergipe uma empresa pode ser aberta em segundos 20 de Dezembro 9H:19
COTIDIANO

Em Sergipe uma empresa pode ser aberta em segundos

Jucese possibilita que um negócio seja registrado de forma online e automática
Já é possível obter o contrato social e o CNPJ de um negócio no Portal de Serviços Agiliza Sergipe em questão de segundos, de forma automática, por meio de cruzamento de dados, sem intervenção humana e em qualquer dia ou horário da semana.

Por meio da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) e seguindo as diretrizes da Lei da Liberdade Econômica, o Governo passou a disponibilizar aos empreendedores o registro automático para a abertura de empresas do tipo jurídico Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada, que representam a grande maioria dos negócios constituídos.

O empresário que segue as regras para o registro automático, ao enviar o processo digitalmente à Junta Comercial, tem sua empresa aberta em até 10 segundos, sem a necessidade de passar por analistas. “Mas, diferentemente do registro tradicional que dá 30 dias para corrigir exigências sem custos, caso haja algum erro ou pendência de informação, o usuário deve pagar uma taxa para fazer alteração ou retificação. Por isso, chamamos muito a atenção dos nossos contribuintes para preencher atentamente todos os dados no Portal Agiliza Sergipe”, explica a diretora de Registro Mercantil da Jucese, Cristina Melo.

Para a abertura automática, a empresa, obrigatoriamente, deve adotar o contrato padrão, gerado pelo Portal Agiliza, e ter titular ou sócio sem bloqueio ou determinação judicial. Contudo, existem algumas ressalvas.

Caso o usuário anexe documentos - a exemplo de procuração - e a empresa tenha como titular ou sócio menor de idade ou pessoa jurídica, o registro também é automático, mas, em até 48 horas úteis, o processo passa pela avaliação de analistas da Jucese. “Quando encontramos alguma pendência entre os itens das ressalvas, solicitamos a retificação em até 10 dias, sem custos. Se não for sanada, podemos cancelar o registro”, esclarece a diretora.

Consulta de Viabilidade
Ela chama atenção ainda que a Consulta de Viabilidade de nome empresarial e endereço - primeira etapa para se constituir uma empresa na Junta Comercial e obter o contrato e CNPJ - ainda é feita na forma tradicional. “Após o usuário dar entrada no Portal Agiliza Sergipe, o pedido é apreciado em até 48 horas úteis pela Jucese e pelas Prefeituras dos respectivos municípios onde o negócio está sendo aberto. Vale ressaltar que estamos cada dia mais atentos a esta fase, solicitando às Prefeituras uma análise ágil para que o empresário possa abrir sua empresa o mais breve possível”, informa.

De acordo com o presidente da Jucese, Marco Freitas, o objetivo do Governo é avançar ainda mais na desburocratização do registro empresarial. “Em Sergipe, como coordenadora da Rede Nacional para a Simplificação de Empresas, a Redesim, o papel da Junta Comercial é desburocratizar todos os caminhos para se abrir um negócio e colaborar com a geração de emprego e renda. Estamos fazendo isso com o projeto “Jucese 100% Digital”, que é a abertura de empresas exclusivamente pela internet; e agora com o registro automático, que tem como premissa valorizar a boa fé do empresário. É necessário que confiemos nas informações repassadas por aqueles que querem empreender”, ressalta.

 

Da Assessora de Comunicação - Jucese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.