Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Sergipe, mais de 40 mil empresas ativas têm a participação feminina 8 de Março 14H:58
COTIDIANO

Em Sergipe, mais de 40 mil empresas ativas têm a participação feminina

Cada dia mais, as mulheres conquistam espaços na sociedade, onde antes eram preponderantemente dominados por homens, e deixam para trás um rastro de desigualdade que, por anos, prevaleceu.

No ramo empresarial, isso é sentido. Na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), por exemplo, das mais de 71 mil empresas registradas ativas, 40 mil, ou seja, em torno de 56,56%, têm a participação feminina.

Quando se incluem as Microempreendedoras Individuais (MEIs) - que são registradas no Portal do Empreendedor do Governo Federal - esse número salta. Atualmente, existem mais de 118 mil MEIs em Sergipe, sendo que 62 mil são mulheres.

“Ficamos felizes com o progresso das mulheres nas lideranças, na participação dos negócios. Isso é notório. Prova disso é que temos, inclusive, um Fórum Empresarial conduzido por uma mulher, Susana Nascimento”, destaca o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.

Atual coordenadora do Fórum Empresarial de Sergipe e membro suplente do Colégio de Vogais da Jucese - representando a Associação Comercial e Empresarial do Estado de Sergipe (Acese) -, a contadora Susana Nascimento destaca as peculiaridades que marcam a presença feminina nas empresas.

“A mulher tem uma característica muito forte quando se dedica mesmo à atividade empresarial, quando está à frente. A gente se interage mais com a causa. Somos mais participativas, perseverantes e resilientes”, diz.

Contudo, mesmo com todas as características positivas das mulheres, a coordenadora do Fórum Empresarial não esconde que: “O mundo ainda é machista. Geralmente, quem entra com o dinheiro na empresa é o homem. Mas não significa que, porque entrou com dinheiro, é que vai fazê-lo se multiplicar. Tenho exemplos de clientes que o negócio progrediu mais tendo à frente uma mulher”, afirma.

*Com informações da Ascom/Jucese

Foto: Ascom/Jucese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.