Poder e Cotidiano em Sergipe
Em discurso Gilson Andrade destaca os 167 anos de Estância 5 de Maio 16H:51

Em discurso Gilson Andrade destaca os 167 anos de Estância

Foto: Ascom

O deputado Gilson Andrade (PTC) utilizou a tribuna no grande expediente desta terça-feira,5, para parabenizar a cidade de Estância, que ontem, comemorou 167 anos de Emancipação Política. Em seu discurso, o parlamentar falou sobre a história do município destacando a arquitetura com suas igrejas do século XVIII e os sobrados azulejados do século XIX, além de parabenizar o município pelo seu empreendedorismo, tendo em vista a instalação de indústrias a consagrando como grande centro da indústria têxtil.

“Não foi á toa que ao visitá-la em meados do século XIX, o imperador Dom Pedro II batizou a cidade Estância como 'Cidade Jardim', e conforme os autores França e Graça, Estância é considerada o berço da cultura sergipana por concentrar um grande número de atividades culturais e de centros de propagação do saber”, destacou.
 

O parlamentar também destacou outras esferas do município, como na área musical, citando a Lira Carlos Gomes; o pioneirismo no cinema, com o São João e o Guarani; no teatro, onde se apresentavam artistas locais e internacionais; os movimentados clubes, como o Sport Club, fundado em 1929; a Rádio Esperança, pioneira no interior do Estado, e que no último dia 1º completou 48 anos; e nas artes plásticas, citando grandes pintores e escultores, como José de Dome, Eraldo Lima, Felix Mendes, Judite Melo.

“Esta cidade foi celeiro de grandes intelectuais, como Francisco Camerino, Gumercindo Araújo Bessa, Ministro Heitor de Souza, João Nascimento Filhop, Maurício Graccho Cardoso, Gilberto Amado e tantos outros”, frisou, complementando que embora esteja localizada no menor Estado brasileiro, Estância possui belas praias, uma cultura popular ainda muito fortalecida e continua sendo polo central das decisões políticas administrativas da Região Sul.

Gilson Andrade finalizou o seu discurso dando um testemunho do seu acolhimento na cidade de Estância. Ele disse que com apenas 1 ano de formado em Medicina fez a opção de trabalhar naquela cidade que embora não conhecesse. Naquela época, no ano de 1989 atuou como plantonista aos domingos em um hospital. “Em 1994 prestei concurso para o Ipes, fui aprovado e lá estou até hoje, neste município que muito me acolheu juntamente com a minha família, e me deu um mandato de deputado estadual em 2010 quando obtive mais da metade dos meus votos, e agora no pleito eleitoral de 2014 foram quase 14 mil votos obtidos da querida população estanciana. Por isso, que me orgulho muito de hoje ser cidadão estanciano, ser morador daquela cidade e ainda poder estar aqui representando aquele povo na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe”, finalizou.

Ascom Parlamentar Dep. Gilson Andrade (Autimira Menezes)

Fonte Agencia Alese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.