Poder e Cotidiano em Sergipe
Em comparação anual, varejo Ampliado cai -4,9% 13 de Fevereiro 7H:57
PODER

Em comparação anual, varejo Ampliado cai -4,9%

Sergipe é o estado que obtém a maior variação mensal negativa quando se compara dezembro de 2019 com o mesmo mês do ano anterior 

Em Sergipe, as vendas no varejo caíram 1,0% em dezembro de 2019 na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). O índice de média móvel trimestral observado no trimestre encerrado em dezembro (0,5%) mostrou leve queda comparado ao trimestre encerrado em novembro (0,7%).

 

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista diminuiu 1,8%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, sendo a oitava taxa negativa consecutiva. Com esse resultado, o varejo reduziu 1,9% de janeiro a dezembro frente ao mesmo período de 2018. O indicador sinaliza queda de ritmo nas vendas no acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,7% em novembro para -1,9% em dezembro. 

Esses índices demonstram um comportamento contrário ao do Brasil, que vem apresentando um crescimento no volume de vendas do setor. 

Já no varejo ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas caiu 3,0% (série com ajuste sazonal) em relação a novembro de 2019. Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em dezembro (-1,0%) diminuiu comparado ao trimestre móvel anterior (0,2%). 

Frente a dezembro de 2018, o comércio varejista ampliado retraiu 4,9% (série sem ajuste sazonal), apresentando novamente taxa negativa (-2,5% em novembro de 2019) e obtendo a maior taxa negativa registrada no país. 

O indicador acumulado de janeiro a dezembro de 2019 registrou diminuição de 1,0%.

 

Do IBGE

Foto:Valter Campanato/Agência Brasil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.