Poder e Cotidiano em Sergipe
Em cinco anos, mais de 100km de vias públicas foram recapeadas ou pavimentadas em Aracaju 21 de Janeiro 7H:38
COTIDIANO

Em cinco anos, mais de 100km de vias públicas foram recapeadas ou pavimentadas em Aracaju

Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju recapeou ou pavimentou cerca de 110 km de vias públicas da capital sergipana, uma aplicação de 86.654 toneladas de asfalto em toda a cidade.

Somente em 2021, foram 29,5 km contemplados com renovação ou implantação de um novo pavimento, demandando uso de 23.553 toneladas de asfalto, marca inédita alcançada pela gestão municipal no período observado. O segundo maior volume foi em 2020, quando a Prefeitura asfaltou 25,45 km de vias do município.

 
Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, explica que este serviço é fundamental para o pleno funcionamento da cidade. De acordo com ele, um bom pavimento permite que pessoas e veículos trafeguem em segurança. "Mas não é só isso. A pavimentação traz dignidade, evita que as pessoas convivam com poeira e lama, ou que danifiquem seus veículos, que tenham facilidade de locomoção e mais qualidade de vida", destaca.
 
O benefício, ressalta Ferrari, é refletido em várias frentes, do social à mobilidade. "Portanto, a Emurb continua trabalhando com recursos próprios para ampliar cada vez mais este serviço. Muitos locais importantes passaram por este processo, como as avenidas Euclides Figueiredo, Dr. Edélzio Vieira de Melo, Francisco Porto, Augusto Maynard, Simeão Sobral, Barão de Maruim e muito mais. Até as pequenas ruas de bairros periféricos também foram beneficiadas. Ao todo, nestes cinco anos, foram mais de 240 logradouros pavimentados ou recapeados. Sem dúvidas, é um número significativo”, explica o gestor.
 
A operação tapa-buraco, realizada pela Diretoria de Operações do órgão, leva reparos no asfalto a todos os cantos da cidade, durante toda a semana. Os locais que necessitam do serviço são levantados por mapeamento do setor, além de solicitação da própria população. Atuando com celeridade, nestes cinco anos foram 1.321.642 metros quadrados tapados, com aplicação de 87.155,68 toneladas de asfalto.
 
Fabricação própria
O Concreto Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ), massa utilizada no pavimento da cidade é produzido pela usina da Emurb. Durante as obras de recapeamento que utilizam a técnica de fresagem – retirada da antiga camada -, o material removido é aproveitado para composição de base e de revestimento primário em locais que não possuem este elemento de infraestrutura.
 
Solicitação
A operação tapa-buraco, assim como outros serviços, a exemplo de limpeza de fossa, desobstrução da rede de drenagem e terraplenagem, são realizados por monitoramento e também por solicitação. Para solicitar, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Emurb, por meio do telefone (79) 3179-1619, enviando um e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou ainda por meio dos perfis do órgão nas redes sociais.
 
*Com informações da AAN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.