Poder e Cotidiano em Sergipe
Eleições 2022: quem são os pré-candidatos ao Governo de Sergipe 24 de Março 7H:25
PODER | Por Max Augusto

Eleições 2022: quem são os pré-candidatos ao Governo de Sergipe

A disputa das eleições 2022 em Sergipe já começou e aqueles interessados em concorrer ao Governo do Estado já estão se articulando.

 

Até o momento, pelo menos quatro candidatos já estão com a pré-candidatura praticamente definida no estado, almejando o maior cargo do Executivo em Sergipe. Confira quem são eles:

Alessandro Vieira
Depois de anunciar na imprensa nacional que iria concorrer à presidência da república, o senador Alessandro Vieira percorreu um caminho que o levou à desistência de disputar o pleito presidencial, assim como deixar o partido pelo qual foi eleito senador, o Cidadania.

Ainda esta semana ele se filiou ao PSDB e no mesmo dia, 21, foi lançado pelo governador de São Paulo, João Dória, como pré-candidato ao Governo de Sergipe. Ele ainda não confirmou seu nome na disputa, afirmando que precisaria discutir com o grupo.

Fábio Mitidieri
Outro nome entre os principais cotados é o do deputado federal Fábio Mitidieri, que integra a base do atual governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, cujo grupo integra ainda o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o deputado federal Laércio Oliveira e outros nomes.

Após meses de adiamento da decisão de Belivaldo e seu agrupamento sobre quem iria disputar o governo com o seu apoio, o nome de Mitidieri foi o escolhido e o parlamentar já concretiza sua pré-campanha no estado.

João Fontes
O ex-deputado federal João Fontes é mais um nome cotado para entrar na disputa pelo pleito. João anunciou ser pré-candidato ao Governo de Sergipe pelo PTB, mas nada ainda está definido, afinal ocorre no momento uma disputa judicial pelo comando do partido, envolvendo Roberto Jefferson e Rodrigo Valadares.

Rogério Carvalho
O candidato pelo PT está na corrida eleitoral há meses. O senador por Sergipe conta com o apoio do ex-presidente e pré-candidato à presidência da república, Lula, e também conta com aprovação do partido para concorrer ao cargo.

Além disso, as articulações com o PSB e MDB mostram que Rogério já está em campo.

Outros nomes
Apesar de fazer parte do grupo governista, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, se mostrou insatisfeito com a escolha de Mitidieri para disputar o governo - e até que a campanha comece pra valer, não se descarta a possibilidade do prefeito lançar candidatura própria para concorrer ao governo, tendo em vista os números positivos apresentados em pesquisas eleitorais.

Já o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, é outro nome que permanece com a pré-candidatura em sandby. Ele pode acabar se candidatando pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, o que seria importante para o chefe do executivo nacional, ter um nome do seu grupo concorrendo nas eleições em mais um dos estados do país.

Recentemente, Valmir chegou a conversar particularmente com o prefeito de Aracaju, mas não houve divulgação de detalhes desse diálogo e os assuntos comentados pelos dois.

Até que ocorra o fechamento da janela partidária no final deste mês e mesmo após encerrada o período de possibilidade de troca de partido por parte dos deputados, ainda serão definidos os candidatos ao senado, o que deixa o jogo político pela disputa do governo ainda indefinido para o início das campanhas pelo estado.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.