Poder e Cotidiano em Sergipe
Eleições 2016: seis pesquisas já foram registradas na Justiça Eleitoral em Sergipe 23 de Maio 9H:04

Eleições 2016: seis pesquisas já foram registradas na Justiça Eleitoral em Sergipe

Desde o dia 1º de janeiro de 2016, as empresas que realizam pesquisas eleitorais relativas às eleições municipais deste ano estão obrigadas a registrar as informações na Justiça Eleitoral, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 33).

 

Até o momento foram registradas pesquisas eleitorais em 6 municípios de Sergipe, Aracaju, Capela, Itabaiana, Japaratuba, Muribeca e Nossa Senhora das Dores.



Aprimeira pesquisa foi registrada no município de Japaratuba, tanto para o cargo de prefeito como de vereador, executada entre os dias 25 e 27 de fevereiro. A segunda aconteceu em Capela, também para os dois cargos, duranteos dias 02 a 03 de março. Em Aracaju, a pesquisa voltou-se apenas para o cargo de prefeito e ocorre uno período compreendido de 12 a 13/03.

Na capital sergipana, a pesquisa foi dividida em oito regiões, contemplando 30 bairros da cidade para realização da pesquisa quantitativa, e consistiu na realização de entrevistas pessoais domiciliares e em pontos de fluxo, com a aplicação de questionário.

As pesquisas poderão ser divulgadas até o dia da eleição, conforme prevê o Calendário Eleitoral.  

 

Brasil

Até o momento, em todo o país foram registradas 370 pesquisas sobre intenção de votos para os cargos de prefeito e vereador. De acordo com a Resolução TSE nº 23.453, publicada em 15 de dezembro de 2015, esse registro deve ocorrer por meio do PesqEle – Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais.

O registro das pesquisas é procedimento estritamente eletrônico, realizado via internet e a qualquer tempo, independente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais.



É importante lembrar que a Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação. Qualquer questionamento referente às pesquisas deve ser feito por meio de representação, que será analisada pelo juiz eleitoral da localidade em que a pesquisa foi realizada, ou seja, a Justiça Eleitoral só agirá caso seja provocada.


Acesso às pesquisas

Os interessados em acessar as pesquisas podem consultar a página inicial do site do TRE, clicando no banner - Pesquisas Eleitorais. Nesse link estão disponíveis as informações de cada pesquisa de acordo com o município registrado. É possível fazer a busca pelo nome da cidade.

Acesse aqui a Resolução nº 23.453, que disciplina as regras das pesquisas eleitorais.


Fonte: TR/SE

*Com informações do TSE

Foto: Elza Fiuza/ABr

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.