Poder e Cotidiano em Sergipe
Edvaldo e Almeida Lima também mudam registro da cor e declaram-se pardos 15 de Outubro 16H:56
PODER | Por Max Augusto

Edvaldo e Almeida Lima também mudam registro da cor e declaram-se pardos

Confira quais candidatos informaram que são pardos e quantos disseram que são brancos

O Blog do Max noticiou mais cedo que o candidato a vice-prefeito na chapa de Danielle Garcia (Cidadania), Valadares Filho (PSB), alterou a sua cor na declaração prestada à Justiça Eleitoral. A mudança chamou atenção devido ao fenótipo do ex-deputado – mas ele não foi o único. Entre os candidatos a prefeito da capital, Almeida Lima e Edvaldo Nogueira também realizaram mudanças no cadastro.

Almeida declarou-se pardo na eleição deste ano. Mas em 2014, quando disputou uma vaga de deputado estadual, afirmou que era “branco”; nas eleições de 2012 e 2010, das quais também participou, ele não declarou cor/raça.

Edvaldo voltou a registrar-se como de cor “parda”, assim como feito na eleição de 2016, quando foi eleito prefeito. Mas em 2014, disputando mandato de deputado federal, ele declarou ser branco. Em 2008 e 2004 ele também disputou eleições e não declarou cor.

Há ainda o caso de Alexis Pedrão (Psol) e Gilvani Santos (PSTU), que se declararam pretos – mas nas eleições anteriores deixaram em branco o campo onde se registra a cor/etinia.

Os pardos
Três candidatos se declararam pardos: Danielle Garcia, Paulo Marcio (DC) e Lúcio Flávio (Avante). Nenhum deles disputou eleições anteriormente, portanto não realizaram declaração de cor.

Os brancos
Quatro candidatos declararam à Justiça Eleitoral que são brancos: Georlize (DEM), Márcio Macêdo (PT) e Rodrigo Valadares (PTB) informaram a mesma cor em pleitos eleitorais anteriores. Juraci Nunes (PMB) encara a eleição pela primeira vez – não havendo então registro anterior de autodeclaração.

ATUALIZAÇÃO (18:08)

A Assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira entrou em contato com o blog (ATUALIZADA ÀS 18:08)  para destacar: A mudança de etnia feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, candidato à reeleição pelo PDT, no registro de candidatura, de branco para pardo, se deu em 2016, portanto quatro anos atrás. Sendo assin, não foi realizada por causa das mudanças neste ano na legislação sobre a distribuição do Fundo Partidário. 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.