Poder e Cotidiano em Sergipe
Eduardo Lima parabeniza Semed por redução da evasão escolar em Aracaju 29 de Setembro 9H:50
COTIDIANO

Eduardo Lima parabeniza Semed por redução da evasão escolar em Aracaju

Secretaria tem adotado estratégias para garantir os alunos nas escolas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta quinta-feira, 28, para destacar o trabalho feito pela Secretária Municipal de Educação (Semed), que conseguiu reduzir o índice de evasão escolar no ensino fundamental (do 1° ao 5° ano) para 0,3%; já do 6° ao 9° ano, o índice é de 1,2%.

“Tiro o chapéu para o secretário de Educação Ricardo Abreu e faço questão de falar aqui na tribuna sobre o trabalho que a Semed faz, levando psicólogos e assistentes sociais às casas dos alunos, que estão faltando à escola, para saber o motivo da ausência. Esse trabalho é digno de aplausos, pois sabemos da dificuldade que muitos pais têm, devido a várias situações atípicas que os impedem de levar seus filhos à escola”, destacou o vereador.

O vereador também reconheceu o trabalho feito pela Semed para alfabetizar, por meio da mobilidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), moradores dos bairros periféricos, como Santa Maria, 17 de Março, Lamarão e Soledade.

“Parabenizo a gestão do professor Ricardo Abreu e de todos que fazem a Secretaria de Educação de Aracaju, cada professor e educador que, dentro do arcabouço da Pasta, trabalham para fazer essas ações em prol da população”, afirmou.

 Trabalho da Semed

Segundo uma matéria feita pela Prefeitura de Aracaju: “Para o aluno que está matriculado e infrequente, é feito o acompanhamento semanal da frequência pela escola. Quando ele possui duas faltas em uma mesma semana, a unidade escolar já faz o primeiro contato com a família. Se esse contato não obtiver êxito, as equipes da Semed passam a fazer o contato telefônico, e o Conselho Tutelar é acionado”.

“Caso a frequência continue irregular, é realizada a visita domiciliar pela equipe da Semed junto a um representante da unidade de ensino. Se, ainda assim, esse retorno não acontecer, a Semed vai ao Ministério Público para que a família seja acionada judicialmente, tendo em vista a obrigatoriedade da educação para as crianças”.

 

Foto: Gilton Rosas

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.