Poder e Cotidiano em Sergipe
É Lei: 30 de janeiro é o Dia de Combate ao Câncer em Aracaju 30 de Janeiro 14H:21
COTIDIANO

É Lei: 30 de janeiro é o Dia de Combate ao Câncer em Aracaju

O Projeto de Lei nº 08/2021, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), instituiu a data com o intuito de promover ações preventivas

 De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se cerca de seis mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022 em Sergipe, sendo que três mil estão previstos para Aracaju. A Lei nº 5.392, de 09 de agosto de 2021, instituiu o 30 de janeiro como Dia Municipal de Combate ao Câncer e visa alertar a sociedade sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas da doença, visando assim o diagnóstico precoce.

O Projeto de Lei nº 08/2021 é de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), atual 3ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A Legislação objetiva promover e incentivar ações educativas e preventivas relacionadas à doença, além de promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às pessoas com câncer.

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) realizou um evento, na manhã desta segunda-feira, 30, na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, para divulgar a Lei por meio de serviços de saúde e bem-estar, com o intuito de conscientizar a população aracajuana sobre a importância do diagnóstico precoce.

“A Lei 5.392/2021 é uma Lei de prevenção. Não tínhamos um Dia Municipal de Combate ao Câncer. Queremos falar para os gestores e para toda população que existe vida sim depois do câncer, eu sou prova viva disso, e também que a prevenção é muito importante. É isso que estamos fazendo aqui na Praça Fausto Cardoso, trazendo a prevenção para as pessoas que estão passando aqui pelo Centro de Aracaju”, explicou a parlamentar.

Segundo a vereadora propositora, a Secretaria Municipal de Saúde tem planejamento para expandir a Lei e realizar uma Semana de Prevenção ao Câncer. “Estamos no segundo ano de aplicação da Lei. Ano passado, fizemos na praia e hoje aqui no Centro. A criação dessa Lei foi em memória de Iva Leite, uma mulher de peito, com 22 anos de idade, que morreu com câncer e por falta de tratamento. Estamos lutando, trazendo a prevenção para o nosso povo aracajuano”, defendeu a 3º Secretária da CMA.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.